Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UnB
Texto Completo: https://bdm.unb.br/handle/10483/28042
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
id UNB-2_e1812701c70ad2c3fe122e7157fe9ac1
oai_identifier_str oai:bdm.unb.br:10483/28042
network_acronym_str UNB-2
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
repository_id_str 11571
spelling Santos, Ingrid Aparecida da Silva dosDantas, Edmundo BrandãoSANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.https://bdm.unb.br/handle/10483/28042Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.Este projeto tem como objetivo identificar possíveis práticas de marketing esportivo utilizadas no Clube de Regatas do Flamengo, nos anos de 2016 a 2018. Por meio de uma pesquisa metodológica, o estudo tem como objetivo identificar a possível utilização de práticas de marketing esportivo utilizados no Flamengo. Avaliar, se no recorte temporal de estudo, foram realmente adotadas estratégias de marketing aliadas ao branding do clube, analisando ainda a possível importância do marketing esportivo para a valorização e solidificação do clube como marca. A pesquisa contribui para estudos a respeito de estratégias de marketing no futebol brasileiro, profissionalismo na área de marketing e comunicação dos clubes e construção de valor para a marca enquanto clube de futebol, fortalecendo-a e solidificando-a nesse aspecto. Conclui-se que a aplicabilidade de um planejamento estratégico aliado às estratégias de marketing esportivo podem trazer resultados expressivos, de forma profissional, aos clubes de futebol.Submitted by Anita Souza (anita.souza@bce.unb.br) on 2021-07-12T14:36:57Z No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca Digital de Monografias Gerência (bdm@bce.unb.br) on 2021-07-26T14:35:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)Made available in DSpace on 2021-07-26T14:35:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf: 1356996 bytes, checksum: 08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935 (MD5)A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.info:eu-repo/semantics/openAccessMarketing esportivoFlamengo (Time de futebol)ComunicaçãoBranding (Marketing)Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis2021-07-26T14:35:43Z2021-07-26T14:35:43Z2020-12-09porreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1817http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/2/license.txt21554873e56ad8ddc69c092699b98f95MD52ORIGINAL2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdfapplication/pdf1356996http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/1/2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935MD5110483/280422021-07-26 11:35:43.131oai:bdm.unb.br:10483/28042w4kgbmVjZXNzw6FyaW8gY29uY29yZGFyIGNvbSBhIGxpY2Vuw6dhIGRlIGRpc3RyaWJ1acOnw6NvIG7Do28tZXhjbHVzaXZhLAphbnRlcyBxdWUgbyBkb2N1bWVudG8gcG9zc2EgYXBhcmVjZXIgbmEgQmlibGlvdGVjYSBEaWdpdGFsIGRhIFByb2R1w6fDo28gCkRpc2NlbnRlIGRhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEuIFBvciBmYXZvciwgbGVpYSBhCmxpY2Vuw6dhIGF0ZW50YW1lbnRlLiBDYXNvIG5lY2Vzc2l0ZSBkZSBhbGd1bSBlc2NsYXJlY2ltZW50byBlbnRyZSBlbQpjb250YXRvIGF0cmF2w6lzIGRlOiBiZG1AYmNlLnVuYi5iciBvdSAzMTA3LTI2ODcuCgpMSUNFTsOHQSBERSBESVNUUklCVUnDh8ODTyBOw4NPLUVYQ0xVU0lWQQoKQW8gYXNzaW5hciBlIGVudHJlZ2FyIGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIG8vYSBTci4vU3JhLiAoYXV0b3Igb3UgZGV0ZW50b3IgZG9zCmRpcmVpdG9zIGRlIGF1dG9yKToKCmEpIENvbmNlZGUgw6AgVW5pdmVyc2lkYWRlIGRlIEJyYXPDrWxpYSBvIGRpcmVpdG8gbsOjby1leGNsdXNpdm8gZGUKcmVwcm9kdXppciwgY29udmVydGVyIChjb21vIGRlZmluaWRvIGFiYWl4byksIGNvbXVuaWNhciBlL291CmRpc3RyaWJ1aXIgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgKGluY2x1aW5kbyBvIHJlc3Vtby9hYnN0cmFjdCkgZW0KZm9ybWF0byBkaWdpdGFsIG91IGltcHJlc3NvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpby4KCmIpIERlY2xhcmEgcXVlIG8gZG9jdW1lbnRvIGVudHJlZ3VlIMOpIHNldSB0cmFiYWxobyBvcmlnaW5hbCwgZSBxdWUKZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYQp0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2UsIHRhbnRvIHF1YW50byBsaGUgw6kKcG9zc8OtdmVsIHNhYmVyLCBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBxdWFscXVlciBvdXRyYSBwZXNzb2Egb3UgZW50aWRhZGUuCgpjKSBTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSBjb250w6ltIG1hdGVyaWFsIGRvIHF1YWwgbsOjbyBkZXTDqW0gb3MKZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IsIGRlY2xhcmEgcXVlIG9idGV2ZSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGRvIGRldGVudG9yIGRvcwpkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvciBwYXJhIGNvbmNlZGVyIMOgIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEgb3MgZGlyZWl0b3MKcmVxdWVyaWRvcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYSwgZSBxdWUgZXNzZSBtYXRlcmlhbCBjdWpvcyBkaXJlaXRvcyBzw6NvIGRlCnRlcmNlaXJvcyBlc3TDoSBjbGFyYW1lbnRlIGlkZW50aWZpY2FkbyBlIHJlY29uaGVjaWRvIG5vIHRleHRvIG91CmNvbnRlw7pkbyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUuCgpTZSBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSDDqSBiYXNlYWRvIGVtIHRyYWJhbGhvIGZpbmFuY2lhZG8gb3UgYXBvaWFkbwpwb3Igb3V0cmEgaW5zdGl0dWnDp8OjbyBxdWUgbsOjbyBhIFVuaXZlcnNpZGFkZSBkZSBCcmFzw61saWEsIGRlY2xhcmEgcXVlCmN1bXByaXUgcXVhaXNxdWVyIG9icmlnYcOnw7VlcyBleGlnaWRhcyBwZWxvIHJlc3BlY3Rpdm8gY29udHJhdG8gb3UKYWNvcmRvLgoKQSBVbml2ZXJzaWRhZGUgZGUgQnJhc8OtbGlhIGlkZW50aWZpY2Fyw6EgY2xhcmFtZW50ZSBvKHMpIHNldSAocykgbm9tZSAocykKY29tbyBvIChzKSBhdXRvciAoZXMpIG91IGRldGVudG9yIChlcykgZG9zIGRpcmVpdG9zIGRvIGRvY3VtZW50bwplbnRyZWd1ZSwgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRhcyBwZXJtaXRpZGFzIHBvcgplc3RhIGxpY2Vuw6dhLgo=Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.unb.br/PUBhttp://bdm.unb.br/oai/requestbdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.bropendoar:115712021-07-26T14:35:43Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
title Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
spellingShingle Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos
Marketing esportivo
Flamengo (Time de futebol)
Comunicação
Branding (Marketing)
title_short Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
title_full Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
title_fullStr Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
title_full_unstemmed Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
title_sort Tua glória é lutar : estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018
author Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos
author_facet Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ingrid Aparecida da Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
contributor_str_mv Dantas, Edmundo Brandão
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Marketing esportivo
Flamengo (Time de futebol)
Comunicação
Branding (Marketing)
topic Marketing esportivo
Flamengo (Time de futebol)
Comunicação
Branding (Marketing)
description Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2020.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-26T14:35:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-07-26T14:35:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bdm.unb.br/handle/10483/28042
identifier_str_mv SANTOS, Ingrid Aparecida da Silva dos. Tua glória é lutar: estudo de caso a respeito de estratégias de marketing para impacto na marca Flamengo no período de 2016 a 2018. 2020. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
url https://bdm.unb.br/handle/10483/28042
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UnB
collection Biblioteca Digital de Monografias da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/2/license.txt
http://bdm.unb.br/xmlui/bitstream/10483/28042/1/2020_IngridAparecidaDaSilvaDosSantos_tcc.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 21554873e56ad8ddc69c092699b98f95
08ed001ea1b842da6437ee49ad8aa935
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv bdm@bce.unb.br||patricia@bce.unb.br
_version_ 1801493152857587712