Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola. |
id |
UNB_50dfa265d39695f28cf8d84e031e3090 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/26752 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividadePerception of elementary school students in relation to the classroom creativity environmentPercepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividadCriatividade (Educação)Sala de aulaEnsino fundamentalO objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola.The purpose of this study was to examine the perception of elementary school students in relation to the classroom creativity environment. Six hundred and forty-four students, attending the 3rd and 4th grade in public and private schools participated in the study. The Classroom Creativity Environment Scale, used in the study, assesses five factors: Teacher s Support to the Student s Expression of his/her Own Ideas, Student s Self-Perception concerning Creativity, Student s Interest in Learning, Student s Autonomy, and Teacher s Support to the Student s Ideas Expression. The results indicated differences between male and female students, between students from 3rd and 4th grades, and between students from public and private schools. Moreover, the results revealed a significant interaction between the student s grade and the type of school students attend.El objetivo de este estudio fue examinar la percepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividad. Participaron en el estudio 644 alumnos de 3o. y 4o. año de escuelas públicas y particulares del Distrito Federal. La Escala sobre Ambiente para la Creatividad en el Aula, utilizada en este estudio, evalúa cinco factores: Soporte de la Profesora a la Expresión de Ideas del Alumno, Autopercepción del Alumno con relación a la Creatividad, Interés del Alumno por el Aprendizaje, Autonomía del Alumno y Estímulo de la Profesora a la Producción de Ideas del Alumno. Los resultados indicaron diferencias de percepción entre los alumnos del género masculino y femenino, alumnos de 3o. y 4o. año y entre alumnos de escuelas públicas y particulares. Los resultados revelaron aún interacción entre año y tipo de escuela.Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá2017-12-07T04:45:45Z2017-12-07T04:45:45Z2006-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfFLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007.http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007Psicologia em Estudo - All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License (CC BY NC 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 21 fev. 2018.info:eu-repo/semantics/openAccessFleith, Denise de SouzaAlencar, Eunice M. L. Soriano deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-06-01T00:46:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/26752Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-06-01T00:46:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade Perception of elementary school students in relation to the classroom creativity environment Percepción de alumnos de enseñanza fundamental en cuanto al ambiente en el aula para la creatividad |
title |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
spellingShingle |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade Fleith, Denise de Souza Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
title_short |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
title_full |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
title_fullStr |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
title_full_unstemmed |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
title_sort |
Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade |
author |
Fleith, Denise de Souza |
author_facet |
Fleith, Denise de Souza Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author_role |
author |
author2 |
Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fleith, Denise de Souza Alencar, Eunice M. L. Soriano de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
topic |
Criatividade (Educação) Sala de aula Ensino fundamental |
description |
O objetivo deste estudo foi examinar a percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para a criatividade. Participaram do estudo 644 alunos de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e particulares do Distrito Federal. A Escala sobre clima para a criatividade em sala de aula, utilizada neste estudo, avalia cinco fatores: suporte da professora à expressão de idéias do aluno; autopercepção do aluno com relação à criatividade; interesse do aluno pela aprendizagem; autonomia do aluno; e estímulo da professora à produção de idéias do aluno. Os resultados indicaram diferenças de percepção entre os alunos do gênero masculino e os do gênero feminino, entre alunos da 3ª e da 4ª séries e entre alunos de escolas públicas e particulares. Os resultados revelaram ainda interação entre série e tipo de escola. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-09 2017-12-07T04:45:45Z 2017-12-07T04:45:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007 |
identifier_str_mv |
FLEITH, Denise de Souza; ALENCAR, Eunice Maria L. Soriano de. Percepção de alunos do ensino fundamental quanto ao clima de sala de aula para criatividade. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 3, p. 513-521, set./dez. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722006000300007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 21 fev. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/26752 http://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722006000300007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá |
publisher.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508253161193472 |