As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Gilmar Pereira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506
Resumo: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2008.
id UNB_65ea5d63c2760965d199e55699625a8b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/3506
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do PiauíProfessores - ensino a distânciaEnsino a distânciaTecnologia educacionalInternet na educaçãoTese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2008.Esta pesquisa estudou as funções do tutor online no Curso Piloto de Administração de Empresas da Universidade Aberta do Brasil, gerenciado pela Universidade Federal do Piauí, e o peso proporcional das mesmas, com o intuito de propor algumas recomendações ao Programa a partir dos resultados obtidos. Esse estudo se deu através da análise de quatro categorias de tarefas exercidas pelo tutor online - Pedagógica, Social, Gerencial e Suporte Técnico - que foram identificadas por Berge (1995,1996). Assim, o trabalho identificou, validou e ampliou estas funções/subfunções e verificou qual(is) delas representou, enquanto duração, a tarefa que consumiu mais tempo. Uma vez identificadas estas funções/subfunções e seus pesos relativos no trabalho do tutor, realizou-se a análise e interpretação final dos dados coletados, baseadas na metodologia Análise de Transcrição de Mensagens para pesquisar o ensino online nos diferentes fóruns da Plataforma Moodle, visando identificar possíveis modificações a serem introduzidas para aprimorar o trabalho do tutor online. Esta metodologia tem sido utilizada por vários pesquisadores em resposta à necessidade da compreensão em profundidade da sala de aula virtual. Investigou-se, também, a distribuição das referidas funções na sala de aula virtual em um universo de 1.143 mensagens, postadas pelos vinte e dois tutores online encarregados pelo Curso, e foram escolhidos os quatro tutores que mais geraram mensagens (553), por serem estes os que mais deram feedback - estas mensagens geraram 1.423 códigos distribuídos nas quatro categorias de Berge e suas subcategorias. Além da técnica de Berge, foram utilizadas também as metodologias da Pesquisa Qualitativa Consensual e o Grupo Focal, para auxiliar e complementar a análise dos dados. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTThis research studied the role of online tutor in Curso Piloto de Administração de Empresas of the Universidade Aberta do Brasil, managed by the Universidade Federal do Piauí, the proportional importance of them in order to propose some recommendations to the Program based on the results. This study was made through the analysis of four categories of tasks performed by the online tutor – Educational, Social, Management and Technical Support – that were identified by Berge (1995, 1996). Thus, this work identified, validated and increased this functions/sub functions and verified which one(s) represented, as duration, the task that consumed more time. Once these functions/sub functions were identified and their relative weights in the work of the tutor, was held the review and final interpretation of the data collected, based on the Analysis of Transcription of Messages methodology to examine the online education in different forums of the Moodle Platform, to identify possible changes to be made that could improve the work of online tutor. This methodology has been used by several researchers, in response to the needing of in-depth knowledge of the virtual classroom. It was also investigated the distribution of the functions in the virtual classroom into a universe of 1.143 messages, posted by the twenty two online tutors responsible for the course, and were chosen the four tutors that generated more messages (553), because these are those who gave more feedback, these messages generated 1.423 codes distributed in the four categories and sub categories of Berge. Besides the technique of Berge, were also used the methodologies of Consensual Qualitative Research and the Focal Group, to support and supplement the data analysis.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalTeles, Lúcio FrançaDuarte, Gilmar Pereira2010-02-03T12:01:54Z2010-02-03T12:01:54Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2024-01-09T19:13:37Zoai:repositorio.unb.br:10482/3506Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2024-01-09T19:13:37Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
title As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
spellingShingle As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
Duarte, Gilmar Pereira
Professores - ensino a distância
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Internet na educação
title_short As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
title_full As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
title_fullStr As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
title_full_unstemmed As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
title_sort As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí
author Duarte, Gilmar Pereira
author_facet Duarte, Gilmar Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teles, Lúcio França
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Gilmar Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - ensino a distância
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Internet na educação
topic Professores - ensino a distância
Ensino a distância
Tecnologia educacional
Internet na educação
description Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2008.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2010-02-03T12:01:54Z
2010-02-03T12:01:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506
identifier_str_mv DUARTE, Gilmar Pereira. As funções do tutor online : análise da interatividade tutor/aluno no Projeto Piloto do Curso de Administração de Empresas da Universidade Federal do Piauí. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/3506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580716114673664