Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cerqueira, Elisângela Fernandes
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454
Resumo: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
id UNB_7903cee33c21c565a836b2990f847bc5
oai_identifier_str oai:repositorio2.unb.br:10482/47454
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Cerqueira, Elisângela FernandesDorr, Raquel Carneiro2024-01-23T19:04:36Z2024-01-23T19:04:36Z2024-01-232023-11-13CERQUEIRA, Elisângela Fernandes. Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.Estratégias de ensino que possibilitem argumentação, comunicação e construção do raciocínio matemático promovem ao estudante meios de exercer a própria cidadania. Nesse sentido, percebe-se, no ensino exploratório, uma possibilidade de desenvolver essas habilidades, por meio de tarefas matemáticas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos - EJA - de modo que esse estudante seja capaz de construir o próprio conhecimento. Essa dissertação de mestrado tem como objetivo geral analisar o desenvolvimento de tarefas matemáticas, de estudantes da EJA da rede pública de ensino do Distrito Federal, para verificar aspectos que indiquem aprendizagem referentes ao raciocínio combinatório. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Canavarro (2011), Stein (2008) e Ponte (2014). A pesquisa apresenta o desenvolvimento de três tarefas matemáticas, sendo que a primeira delas referese a uma avaliação diagnóstica, com a finalidade de verificar habilidades consideradas necessárias, sob o olhar da professora-pesquisadora, para desenvolver o entendimento sobre Análise Combinatória. As outras duas referem-se a tarefas desenvolvidas em grupo, na perspectiva do ensino exploratório, para 71 estudantes de duas escolas da 3ª etapa do 3º segmento da EJA. Os resultados mostraram que o trabalho em grupo favoreceu a argumentação e a discussãomatemáticas. Assim, foi possível concluir que o desenvolvimento de tarefas matemáticas de Análise Combinatória desenvolvidas na perspectiva do ensino exploratório é uma possibilidadepara a promoção da aprendizagem desses estudantes.Teaching strategies that enable argumentation, communication and the construction of mathematical reasoning provide students with ways to exercise their own citizenship. In this sense, exploratory teaching, provides a possibility to develop these skills, through mathematical tasks for the Youth and Adult Education – YAE – classes, so that students can build their own knowledge. This master's thesis has the general objective of analyzing the development of mathematical tasks, by EJA students, from public schools of the Federal District, to verify aspects that indicate learning referent to the combinatorial reasoning. The research presents the development of three mathematical tasks, the first one refers to a diagnostic assessment, with the purpose of verifying skills considered necessary, under the eyes of the teacher-researcher, to develop understanding about Combinatorial Analysis. The other two refers to tasks developed in groups, from the perspective of exploratory teaching, for 71 students from two schools in the 3rd stage of the 3rd segment of YAE. The theoretical foundation was based on authors such as Canavarro (2011) and Stein (2008) on exploratory teaching and Ponte (2014). The results showed that group work favored mathematical argumentation and discussion. Thus, it was possible to conclude that the development of mathematical tasks of Combinatorial Analysis developed from the perspective of Exploratory Teaching is a possibility to promote the learning of these students.Instituto de Ciências Exatas (IE)Departamento de Matemática (IE MAT)Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado ProfissionalA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessTarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEducação de jovens e adultosAnálise combinatóriaMatemática - problemas, exercícios, etcporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBORIGINALElisangelaFernandesCerqueira_DISSERT.pdfapplication/pdf3809331http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47454/1/ElisangelaFernandesCerqueira_DISSERT.pdfbe384df6e4036db73f1a8db08e057939MD51open access10482/474542024-01-23 16:04:36.445open accessoai:repositorio2.unb.br:10482/47454Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestopendoar:2024-01-23T19:04:36Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
title Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
spellingShingle Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
Cerqueira, Elisângela Fernandes
Educação de jovens e adultos
Análise combinatória
Matemática - problemas, exercícios, etc
title_short Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
title_full Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
title_fullStr Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
title_full_unstemmed Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
title_sort Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos : uma abordagem exploratória
author Cerqueira, Elisângela Fernandes
author_facet Cerqueira, Elisângela Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cerqueira, Elisângela Fernandes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorr, Raquel Carneiro
contributor_str_mv Dorr, Raquel Carneiro
dc.subject.keyword.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Análise combinatória
Matemática - problemas, exercícios, etc
topic Educação de jovens e adultos
Análise combinatória
Matemática - problemas, exercícios, etc
description Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2023.
publishDate 2023
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2023-11-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-01-23T19:04:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-01-23T19:04:36Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2024-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CERQUEIRA, Elisângela Fernandes. Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454
identifier_str_mv CERQUEIRA, Elisângela Fernandes. Tarefas matemáticas de combinatória na educação de jovens e adultos: uma abordagem exploratória. 2023. 141 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/47454
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio2.unb.br/jspui/bitstream/10482/47454/1/ElisangelaFernandesCerqueira_DISSERT.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv be384df6e4036db73f1a8db08e057939
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803573348961091584