A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil. |
id |
UNB_86123ef4b54c4400c8159e40c2b04f2b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/43223 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolarInclusive education and its obstacles in the school institutionLa educación inclusiva y sus obstáculos en la institución escolarInclusão escolarNecessidades educacionais especiaisO objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil.The purpose of this study was to describe the obstacles to inclusive education in the public school system in Brazil. The methodology used was the literature review. The inclusion criteria were scientific articles published in the Portuguese language, which portrayed inclusive education. It is concluded that inclusive education still needs more solid public policies aimed at this public and that really contemplate all the students with special educational needs of Brazil.El objetivo de este estudio fue describir los obstáculos de la educación inclusiva en las en la red pública de enseñanza del Brasil. La metodología utilizada fue la revisión de literatura. Los criterios de inclusión fueron artículos científicos publicados en lengua por-tuguesa, que retratasen la educación inclusiva. Se concluye que la educación inclusiva aún necesita de políticas públicas más sólidas llevadas para ese público y que realmen-te contemple todos los alumnos con necesidades educacionales especiales del Brasil.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-03-31T15:37:32Z2022-03-31T15:37:32Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Ribeiro daMoraes, Jackeline Fátima deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/43223Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar Inclusive education and its obstacles in the school institution La educación inclusiva y sus obstáculos en la institución escolar |
title |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
spellingShingle |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar Silva, André Ribeiro da Inclusão escolar Necessidades educacionais especiais |
title_short |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
title_full |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
title_fullStr |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
title_full_unstemmed |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
title_sort |
A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar |
author |
Silva, André Ribeiro da |
author_facet |
Silva, André Ribeiro da Moraes, Jackeline Fátima de |
author_role |
author |
author2 |
Moraes, Jackeline Fátima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, André Ribeiro da Moraes, Jackeline Fátima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Necessidades educacionais especiais |
topic |
Inclusão escolar Necessidades educacionais especiais |
description |
O objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 2022-03-31T15:37:32Z 2022-03-31T15:37:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022. https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189 |
identifier_str_mv |
SILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022. |
url |
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223 https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508162488729600 |