A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, André Ribeiro da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Jackeline Fátima de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189
Resumo: O objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil.
id UNB_86123ef4b54c4400c8159e40c2b04f2b
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/43223
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolarInclusive education and its obstacles in the school institutionLa educación inclusiva y sus obstáculos en la institución escolarInclusão escolarNecessidades educacionais especiaisO objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil.The purpose of this study was to describe the obstacles to inclusive education in the public school system in Brazil. The methodology used was the literature review. The inclusion criteria were scientific articles published in the Portuguese language, which portrayed inclusive education. It is concluded that inclusive education still needs more solid public policies aimed at this public and that really contemplate all the students with special educational needs of Brazil.El objetivo de este estudio fue describir los obstáculos de la educación inclusiva en las en la red pública de enseñanza del Brasil. La metodología utilizada fue la revisión de literatura. Los criterios de inclusión fueron artículos científicos publicados en lengua por-tuguesa, que retratasen la educación inclusiva. Se concluye que la educación inclusiva aún necesita de políticas públicas más sólidas llevadas para ese público y que realmen-te contemple todos los alumnos con necesidades educacionales especiales del Brasil.Centro de Estudos Avançados MultidisciplinaresCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM2022-03-31T15:37:32Z2022-03-31T15:37:32Z2019-12-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista do CEAM o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, André Ribeiro daMoraes, Jackeline Fátima deporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-05-17T01:21:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/43223Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-05-17T01:21:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
Inclusive education and its obstacles in the school institution
La educación inclusiva y sus obstáculos en la institución escolar
title A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
spellingShingle A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
Silva, André Ribeiro da
Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
title_short A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
title_full A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
title_fullStr A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
title_full_unstemmed A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
title_sort A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar
author Silva, André Ribeiro da
author_facet Silva, André Ribeiro da
Moraes, Jackeline Fátima de
author_role author
author2 Moraes, Jackeline Fátima de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, André Ribeiro da
Moraes, Jackeline Fátima de
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
topic Inclusão escolar
Necessidades educacionais especiais
description O objetivo deste estudo foi descrever os obstáculos da educação inclusiva nas na rede pública de ensino do Brasil. A metodologia utilizada foi a revisão de literatura. Os cri-térios de inclusão foram artigos científicos publicados na língua portuguesa, que retra-tasse a educação inclusiva. Conclui-se que a educação inclusiva ainda necessita de políticas públicas mais sólidas voltadas para esse público e que realmente contemple todos os alunos com necessidades educacionais especiais do Brasil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
2022-03-31T15:37:32Z
2022-03-31T15:37:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.
https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189
identifier_str_mv SILVA, André Ribeiro da; MORAES, Jackeline Fátima de. A educação inclusiva e seus obstáculos na instituição escolar. Revista do CEAM, Brasília, v. 5, n. 2, p. 69-75, 2019. DOI: 10.5281/zenodo.3561189. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/revistadoceam/article/view/20241. Acesso em: 4 fev. 2022.
url https://repositorio.unb.br/handle/10482/43223
https://doi.org/10.5281/zenodo.3561189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1814508162488729600