Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação. |
id |
UNEB-8_17214dc7b81218b5eb55755f62007e7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:123456789/4684 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola públicaHypervideo and multiliteracies: the potential of the Edpuzzle digital platform for English Language learning in public schoolsHipervídeoSala de aula invertidaAprendizagem da língua inglesaMultiletramentoEdpuzzleEsta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação.This research has as its object of study the use of hypervideo for learning English by public school students, based on the relationship between digital technologies and multiliteracies. The central question of this research is: How can hypervideo enhance English language learning for students in the Final Years of Elementary School in a state public school, based on multiliteracies? The general objective is to understand how the use of hypervideo, or interactive video, as a digital technology, can contribute to the learning of the English language, in a state public school, from the perspective of multiliteracies. Activities with video were carried out, in this study, through Edpuzzle, a free digital platform that manages to transform the act of watching videos, on the Internet, into an active event of reflection and discussion, and that can be constituted as a methodology of the Flipped classroom. Having Paulo Freire's critical-liberating pedagogy as a guide, this is an applied research, with a qualitative approach, which is methodologically guided by action-research procedures. The devices for constructing the information were: participant observation, the field diary, the talking circle and the questionnaire. The research participants were 30 students of the 8th year of the Final Years of Elementary School, having as the space of investigation the Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, located in a peripheral neighborhood of the city of Feira de Santana - Bahia. The analysis and interpretation of the information, carried out from the Content Analysis, led us to conclude that the interactive elements and the multimodal resources of the hypervideos, on the Edpuzzle platform, can promote a meaningful learning of the English Language, by the students of the public school. After analyzing the Edpuzzle platform and its features, some strategies were proposed to overcome the difficulties faced by students. Furthermore, this research allowed understanding how the use of hypervideo can promote, in the English language classroom, actions based on the pedagogy of multiliteracies. Although this research was carried out within the scope of English language classes, the discussions and reflections extend to teachers from other areas of knowledge, who are also immersed in the context of the use of digital technologies in education.Universidade do Estado da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Educação e ContemporaneidadeSilva, Obdália Santana FerrazBottentuit Júnior , João BatistaAnicieto, Úrsula CunhaCruz , Letícia Telles daFerreira, João Luiz Pereira da Costa2023-07-24T14:22:55Z2023-07-24T14:22:55Z2023-05-25info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfFERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-03T12:34:18Zoai:saberaberto.uneb.br:123456789/4684Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-03T12:34:18Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública Hypervideo and multiliteracies: the potential of the Edpuzzle digital platform for English Language learning in public schools |
title |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
spellingShingle |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública Ferreira, João Luiz Pereira da Costa Hipervídeo Sala de aula invertida Aprendizagem da língua inglesa Multiletramento Edpuzzle |
title_short |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
title_full |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
title_fullStr |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
title_full_unstemmed |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
title_sort |
Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública |
author |
Ferreira, João Luiz Pereira da Costa |
author_facet |
Ferreira, João Luiz Pereira da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Obdália Santana Ferraz Bottentuit Júnior , João Batista Anicieto, Úrsula Cunha Cruz , Letícia Telles da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, João Luiz Pereira da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hipervídeo Sala de aula invertida Aprendizagem da língua inglesa Multiletramento Edpuzzle |
topic |
Hipervídeo Sala de aula invertida Aprendizagem da língua inglesa Multiletramento Edpuzzle |
description |
Esta pesquisa tem como objeto de estudo o uso do hipervídeo para a aprendizagem da Língua Inglesa, por parte de estudantes de escola pública, a partir da relação entre as tecnologias digitais e os multiletramentos. A questão central desta pesquisa é: Como o hipervídeo pode potencializar a aprendizagem da Língua Inglesa para estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual, a partir dos multiletramentos? O objetivo geral é compreender como o uso do hipervídeo, ou vídeo interativo, como tecnologia digital, pode contribuir para a aprendizagem da Língua Inglesa, em uma escola pública estadual, sob a perspectiva dos multiletramentos. As atividades com vídeo foram realizadas, neste estudo, por meio do Edpuzzle, uma plataforma digital gratuita que consegue transformar o ato de assistir a vídeos, na Internet, em um evento ativo de reflexão e discussão, e que pode se constituir como uma metodologia da sala de aula invertida. Tendo a pedagogia crítico-libertadora de Paulo Freire como norteadora, esta investigação constitui uma pesquisa de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, que se orienta, metodologicamente, pelos procedimentos da pesquisa-ação. Os dispositivos para construção das informações foram: a observação participante, o diário de campo, a roda de conversa e o questionário. Os participantes da pesquisa foram 30 estudantes do 8º ano dos Anos Finais do Ensino Fundamental, tendo como espaço de investigação o Colégio Estadual Edith Machado Boaventura, localizado em um bairro periférico da cidade de Feira de Santana - BA. A análise e a interpretação das informações, realizadas a partir da Análise de Conteúdo, nos levaram a concluir que os elementos interativos e os recursos multimodais dos hipervídeos, na plataforma do Edpuzzle, podem promover uma aprendizagem significativa da Língua Inglesa, pelos estudantes da escola pública. Após analisar a plataforma Edpuzzle e suas funcionalidades, foram propostas algumas estratégias para superar as dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Ademais, esta pesquisa permitiu compreender como o uso do hipervídeo pode promover, em sala de aula de Língua Inglesa, ações fundamentadas pela pedagogia dos multiletramentos. Embora esta pesquisa tenha sido realizada no âmbito das aulas de Língua Inglesa, as discussões e reflexões se estendem a professores de outras áreas do conhecimento, que também estão imersos no contexto de uso das tecnologias digitais na educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-24T14:22:55Z 2023-07-24T14:22:55Z 2023-05-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, João Luiz Pereira da Costa. Hipervídeo e multiletramentos: o potencial da plataforma digital Edpuzzle para a aprendizagem da Língua Inglesa na escola pública. 2023. 214 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023. |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/123456789/4684 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado da Bahia Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131148178980864 |