A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eventos Pedagógicos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439 |
Resumo: | Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial. |
id |
UNEMAT-1_84f1186543bf31044e8b04c0d9c84dae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439 |
network_acronym_str |
UNEMAT-1 |
network_name_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository_id_str |
|
spelling |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato GrossoEnsino de GraduaçãoModalidades DiferenciadasPedagogia UniversitáriaPedagogia DecolonialUNEMATNeste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial.Unemat Editora2022-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/643910.30681/reps.v13i3.6439Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 778-8022236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439/7337Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBitencourt, Loriége Pessoa2023-08-09T17:25:43Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6439Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:25:43Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
title |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
spellingShingle |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso Bitencourt, Loriége Pessoa Ensino de Graduação Modalidades Diferenciadas Pedagogia Universitária Pedagogia Decolonial UNEMAT |
title_short |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
title_full |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
title_fullStr |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
title_full_unstemmed |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
title_sort |
A Unemat e a pedagogia decolonial:: possibilidade de aproximações por meio das reflexões sobre a sua história de expansão no Estado de Mato Grosso |
author |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
author_facet |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bitencourt, Loriége Pessoa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Graduação Modalidades Diferenciadas Pedagogia Universitária Pedagogia Decolonial UNEMAT |
topic |
Ensino de Graduação Modalidades Diferenciadas Pedagogia Universitária Pedagogia Decolonial UNEMAT |
description |
Neste artigo, recorte de uma pesquisa de pós-doutoramento, tem-se o objetivo de identificar as ações de ensino de graduação de modalidade diferenciada, desenvolvidas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) ao longo de sua trajetória histórica de fortalecimento enquanto uma das Instituições de Educação Superior (IES) pública de Mato Grosso, o que permitiu a inclusão dos povos marginalizados e verificar as peculiaridades que aproxima essas instituições do Pensamento Decolonial. A pesquisa, de cunho bibliográfico e documental, funda-se na literatura dos principais aportes teóricos sobre a Educação Superior, Pedagogia Universitária e a Pedagogia Decolonial. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439 10.30681/reps.v13i3.6439 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439 |
identifier_str_mv |
10.30681/reps.v13i3.6439 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6439/7337 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Unemat Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 3 (2022): Estudos Decoloniais; 778-802 2236-3165 reponame:Revista Eventos Pedagógicos instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista Eventos Pedagógicos |
collection |
Revista Eventos Pedagógicos |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||eventospedagogicos@unemat-net.br |
_version_ |
1800210922244931584 |