OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Ana Cristina Nunes Gomes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cruz, Dulce Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Criar Educação
Texto Completo: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017
Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design.
id UNESC-24_1b507b5b194671299dbf5e4a4afb3f50
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5017
network_acronym_str UNESC-24
network_name_str Criar Educação
repository_id_str
spelling OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃOEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/501710.18616/ce.v8i1.5017Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017/4560Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuller, Ana Cristina Nunes GomesCruz, Dulce Márcia2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5017Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.581413Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true
dc.title.none.fl_str_mv OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
title OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
spellingShingle OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Muller, Ana Cristina Nunes Gomes
title_short OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
title_full OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
title_fullStr OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
title_full_unstemmed OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
title_sort OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
author Muller, Ana Cristina Nunes Gomes
author_facet Muller, Ana Cristina Nunes Gomes
Cruz, Dulce Márcia
author_role author
author2 Cruz, Dulce Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Ana Cristina Nunes Gomes
Cruz, Dulce Márcia
description Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017
10.18616/ce.v8i1.5017
url https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017
identifier_str_mv 10.18616/ce.v8i1.5017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017/4560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Criar Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESC
publisher.none.fl_str_mv UNESC
dc.source.none.fl_str_mv Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC
2317-2452
reponame:Criar Educação
instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron:UNESC
instname_str Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
instacron_str UNESC
institution UNESC
reponame_str Criar Educação
collection Criar Educação
repository.name.fl_str_mv Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)
repository.mail.fl_str_mv editora@unesc.net||revistappge@unesc.net
_version_ 1788346938324680704