OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Criar Educação |
Texto Completo: | https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design. |
id |
UNESC-24_1b507b5b194671299dbf5e4a4afb3f50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5017 |
network_acronym_str |
UNESC-24 |
network_name_str |
Criar Educação |
repository_id_str |
|
spelling |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃOEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design.UNESC2019-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/501710.18616/ce.v8i1.5017Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCRevista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESCCriar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC2317-2452reponame:Criar Educaçãoinstname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)instacron:UNESCporhttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017/4560Copyright (c) 2019 Criar Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMuller, Ana Cristina Nunes GomesCruz, Dulce Márcia2019-05-20T14:51:56Zoai:ojs2.periodicos.unesc.net:article/5017Revistahttps://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criareduPUBhttp://periodicos.unesc.net/index.php/criaredu/oaieditora@unesc.net||revistappge@unesc.net2317-24522317-2452opendoar:2023-08-14T10:19:11.581413Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
title |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO Muller, Ana Cristina Nunes Gomes |
title_short |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
title_full |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
title_sort |
OFICINAS E LETRAMENTOS: METODOLOGIA PARA PROTOTIPAGEM DE JOGO DIGITAL DE MÍDIA-EDUCAÇÃO |
author |
Muller, Ana Cristina Nunes Gomes |
author_facet |
Muller, Ana Cristina Nunes Gomes Cruz, Dulce Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dulce Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Muller, Ana Cristina Nunes Gomes Cruz, Dulce Márcia |
description |
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre ampliação de letramentos no processo de produção do Game Comenius, um jogo digital de formação docente para as mídias. O jogo vem sendo criado na Universidade Federal de Santa Catarina tendo em vista as carências na utilização das mídias na prática docente de modo geral. Durante a produção do jogo, são ofertadas oficinas de prototipagem para investigar tanto a aprendizagem do uso das mídias como desenvolver um olhar de game designer pelos participantes. A produção dos dados é feita pela observação do jogar como jogador, professor e designer, e pela análise dos formulários on-line preenchidos pelos cursistas sobre a experiência. Como resultado, percebe-se uma ampliação dos letramentos midiáticos dos participantes tanto nas suas percepções sobre o planejar e jogar a aula como sobre o papel como game designers.Palavras-chave: Jogo digital. Formação docente. Mídias. Letramentos Digitais. Game Design. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017 10.18616/ce.v8i1.5017 |
url |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017 |
identifier_str_mv |
10.18616/ce.v8i1.5017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/5017/4560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Criar Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Criar Educação; Vol. 8 No. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Revista Criar Educação; Vol. 8 Núm. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC Criar Educação; v. 8 n. 1 (2019): Criar Educação - Revista do Programa de Pós-graduação em Educação - UNESC 2317-2452 reponame:Criar Educação instname:Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) instacron:UNESC |
instname_str |
Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
instacron_str |
UNESC |
institution |
UNESC |
reponame_str |
Criar Educação |
collection |
Criar Educação |
repository.name.fl_str_mv |
Criar Educação - Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) |
repository.mail.fl_str_mv |
editora@unesc.net||revistappge@unesc.net |
_version_ |
1788346938324680704 |