O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no Brasil
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465 |
Resumo: | A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente. |
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O lugar da prática na formação inicial de professores: o conceito de preparo prático em contextos de inserção à docência no BrasilFormação inicial de professores. Inserção à docência. Preparo prático.A partir de uma discussão que focaliza a ineficiência dos modos convencionais de inserção à docência no Brasil, este artigo objetiva apresentar um conceito relativamente inédito e suas potencialidades para repensar o momento reservado para a prática na formação inicial de professores. Trata-se do conceito de preparo prático, fundamentado nas contribuições de Marcelo, Gauthier et al. e Gimeno. A investigação empreendida, de natureza teórica, apresenta como principal indicativo a necessidade de os cursos de formação reverem suas estratégias de inserção à docência, pautando-se em um modelo de inserção orgânica que propicie ao futuro professor, por intermédio de intervenções práticas organizadas, um preparo consistente para o início da profissão docente.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/846510.21723/RIAEE.v11.n2.p625Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-643Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 625-6431982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8465/5818Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Nathália Cristina Amorim Tamaio deGuarnieri, Maria Regina2017-11-08T21:08:45Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8465Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:45Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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