Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575 |
Resumo: | O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos. |
id |
UNESP-15_9af201d6d54ec2b0125876b8c52f6767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8575 |
network_acronym_str |
UNESP-15 |
network_name_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-críticaLeitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica.O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos.Faculdade de Ciências e Letras/Unesp2016-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/857510.21723/RIAEE.v11.n2.p667Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-6771982-55872446-860610.21723/riaee.v11.n2reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575/5820Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Rosangela Miola Galvão deFranco, Sandra Aparecida PiresFujita, Elza Tie2017-11-08T21:08:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8575Revistahttp://seer.fclar.unesp.br/iberoamericanaPUBhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/oaibizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com1982-55871982-5587opendoar:2017-11-08T21:08:46Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
spellingShingle |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica Oliveira, Rosangela Miola Galvão de Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica. |
title_short |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_full |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_fullStr |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_full_unstemmed |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
title_sort |
Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
author |
Oliveira, Rosangela Miola Galvão de |
author_facet |
Oliveira, Rosangela Miola Galvão de Franco, Sandra Aparecida Pires Fujita, Elza Tie |
author_role |
author |
author2 |
Franco, Sandra Aparecida Pires Fujita, Elza Tie |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Rosangela Miola Galvão de Franco, Sandra Aparecida Pires Fujita, Elza Tie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica. |
topic |
Leitura. Ação docente. Pedagogia Histórico-Crítica. |
description |
O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. Tendo como parâmetro o conceito de totalidade para a compreensão das dificuldades dos estudantes optou-se pela Pedagogia Histórico-Crítica como base teórica para a produção dos dados. O estudo serve como justificativa para a implantação de Projeto de Intervenção em leitura e baseia-se nos resultados da análise que indicam uma carência de leitura dos discentes advindas do contexto escolar no qual estão imersos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575 10.21723/RIAEE.v11.n2.p667 |
url |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575 |
identifier_str_mv |
10.21723/RIAEE.v11.n2.p667 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575/5820 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Ciências e Letras/Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Iberoamericana de Estudios en Educación; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação; v. 11, n. 2, abr-jun (2016); 667-677 1982-5587 2446-8606 10.21723/riaee.v11.n2 reponame:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
collection |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bizelli@fclar.unesp.br|| joseandersonsantoscruz@gmail.com |
_version_ |
1800215854887993344 |