A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Eliane Paganini da
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
Texto Completo: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581
Resumo: Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos.
id UNESP-35_8ae9a37546116249039fa5b0dc47a18e
oai_identifier_str oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/581
network_acronym_str UNESP-35
network_name_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository_id_str
spelling A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor.Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/58110.36311/1984-1655.2009.v2n3.581Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 221-241Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 221-241Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 221-2411984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581/465Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliane Paganini daChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite2022-02-02T16:35:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/581Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T16:35:47Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
title A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
spellingShingle A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
Silva, Eliane Paganini da
Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor.
title_short A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
title_full A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
title_fullStr A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
title_full_unstemmed A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
title_sort A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
author Silva, Eliane Paganini da
author_facet Silva, Eliane Paganini da
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
author_role author
author2 Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Eliane Paganini da
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor.
topic Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor.
description Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581
10.36311/1984-1655.2009.v2n3.581
url https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581
identifier_str_mv 10.36311/1984-1655.2009.v2n3.581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581/465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.source.none.fl_str_mv Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 221-241
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 221-241
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 221-241
1984-1655
10.5555/repeg.v2i3
reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
collection Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas
repository.name.fl_str_mv Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv scheme.marilia@unesp.br
_version_ 1797049037454573568