A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
Texto Completo: | https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581 |
Resumo: | Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos. |
id |
UNESP-35_8ae9a37546116249039fa5b0dc47a18e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/581 |
network_acronym_str |
UNESP-35 |
network_name_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository_id_str |
|
spelling |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor.Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos.Faculdade de Filosofia e Ciências2022-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/58110.36311/1984-1655.2009.v2n3.581Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 221-241Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 221-241Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 221-2411984-165510.5555/repeg.v2i3reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticasinstname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)instacron:UNESPporhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581/465Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Eliane Paganini daChakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite2022-02-02T16:35:47Zoai:ojs.www2.marilia.unesp.br:article/581Revistahttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/schemePUBhttps://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/oaischeme.marilia@unesp.br1984-16551984-1655opendoar:2022-02-02T16:35:47Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
title |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
spellingShingle |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 Silva, Eliane Paganini da Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor. |
title_short |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
title_full |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
title_fullStr |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
title_full_unstemmed |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
title_sort |
A Tomada de Consciência da Crise de Identidade Profissional em Professores do Ensino Fundamental 1 |
author |
Silva, Eliane Paganini da |
author_facet |
Silva, Eliane Paganini da Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite |
author_role |
author |
author2 |
Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Eliane Paganini da Chakur, Cilene Ribeiro de Sá Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor. |
topic |
Identidade profissional do professor, Tomada de consciência da crise de identidade docente, Profissionalização docente, Papel profissional do professor. |
description |
Este trabalho investigou se professores do II Ciclo do Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries) de uma escola paulista têm consciência de suas funções e responsabilidades como professores, como avaliam a crise da profissão docente, descrita na bibliografia educacional, e se estão conscientes dessa crise com seus determinantes. A pesquisa recorreu a estudos que tratam da identidade, dos saberes e das dificuldades do professor, utilizando como suporte teórico para a análise a teoria de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo e da tomada de consciência. Foram entrevistados 12 professores com base em um roteiro semi-estruturado, tendo como eixo temático as características e consciência da crise de identidade docente. A partir de análise qualitativa e quantitativa, foi possível estabelecer níveis distintos da tomada de consciência dessa crise: Nível I. Consciência elementar ou periférica da crise de identidade profissional; Nível II. Consciência incipiente da crise de identidade profissional e Nível III. Consciência refletida da crise de identidade profissional. Concluiu-se que a tomada de consciência da crise de identidade profissional docente não se mostra repentina, nem consiste em um processo de “iluminação”, mas se revela em certos níveis hierárquicos. E para que os professores atinjam o terceiro nível de consciência, devem ter refletido sobre as reais causas dos acontecimentos e dos problemas, percebendo os elementos centrais da situação em detrimento dos seus elementos periféricos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581 10.36311/1984-1655.2009.v2n3.581 |
url |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581 |
identifier_str_mv |
10.36311/1984-1655.2009.v2n3.581 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/scheme/article/view/581/465 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2009 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Filosofia e Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; v. 2 n. 3 (2009); 221-241 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 No. 3 (2009); 221-241 Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas; Vol. 2 Núm. 3 (2009); 221-241 1984-1655 10.5555/repeg.v2i3 reponame:Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas instname:Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
collection |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas |
repository.name.fl_str_mv |
Schème : Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
scheme.marilia@unesp.br |
_version_ |
1797049037454573568 |