Registro de Práticas e Formação de Professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e desenvolvimento profissional do professor. Organiza-se em três partes: na primeira, explicitamos concepções de diferentes autores sobre nosso objeto (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004); na segunda, detemo-nos sobre a análise de registros diários produzidos por uma professora de Educação Infantil, procurando destacar elementos que indiquem a relação entre registro, reflexão e formação; ao final, indicamos a necessidade de caminhar do registro como postura individual ao registro como processo coletivo, como sugere a perspectiva da documentação pedagógica descrita em bibliografia italiana (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). O registro pode contribuir para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional, em uma escola reflexiva (ALARCÃO, 2002, 2003) e verdadeiramente pública porque se faz visível à sociedade via documentação das experiências que educadores e crianças constroem juntos (MALAGUZZI, 1999). |
id |
UNESP-7_680a99c5e4f1deedbc235aee040cc3b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4312 |
network_acronym_str |
UNESP-7 |
network_name_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Registro de Práticas e Formação de Professoresregistro de práticasdocumentação pedagógicaformação de professoresdesenvolvimento profissionalFormação de Professores em ServiçoEste artigo tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e desenvolvimento profissional do professor. Organiza-se em três partes: na primeira, explicitamos concepções de diferentes autores sobre nosso objeto (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004); na segunda, detemo-nos sobre a análise de registros diários produzidos por uma professora de Educação Infantil, procurando destacar elementos que indiquem a relação entre registro, reflexão e formação; ao final, indicamos a necessidade de caminhar do registro como postura individual ao registro como processo coletivo, como sugere a perspectiva da documentação pedagógica descrita em bibliografia italiana (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). O registro pode contribuir para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional, em uma escola reflexiva (ALARCÃO, 2002, 2003) e verdadeiramente pública porque se faz visível à sociedade via documentação das experiências que educadores e crianças constroem juntos (MALAGUZZI, 1999).Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDocumento Avaliado por Paresrevisão de literatura e análise documentalapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 169-188Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 169-188Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 169-1881981-8106reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Práticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312/4066Marques, Amandade Almeida, Maria Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-03-09T13:45:12Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4312Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacaoPUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/oairc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br1981-81061517-9869opendoar:2012-03-09T13:45:12EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
title |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
spellingShingle |
Registro de Práticas e Formação de Professores Marques, Amanda registro de práticas documentação pedagógica formação de professores desenvolvimento profissional Formação de Professores em Serviço |
title_short |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
title_full |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
title_fullStr |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
title_full_unstemmed |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
title_sort |
Registro de Práticas e Formação de Professores |
author |
Marques, Amanda |
author_facet |
Marques, Amanda de Almeida, Maria Isabel |
author_role |
author |
author2 |
de Almeida, Maria Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Amanda de Almeida, Maria Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
registro de práticas documentação pedagógica formação de professores desenvolvimento profissional Formação de Professores em Serviço |
topic |
registro de práticas documentação pedagógica formação de professores desenvolvimento profissional Formação de Professores em Serviço |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição da prática do registro nos processos de formação em serviço e desenvolvimento profissional do professor. Organiza-se em três partes: na primeira, explicitamos concepções de diferentes autores sobre nosso objeto (FREIRE, 1996; GUARNIERI, 2001; SÁ-CHAVES, 2004; WARSCHAUER, 1993, 2001; ZABALZA, 1994, 2004); na segunda, detemo-nos sobre a análise de registros diários produzidos por uma professora de Educação Infantil, procurando destacar elementos que indiquem a relação entre registro, reflexão e formação; ao final, indicamos a necessidade de caminhar do registro como postura individual ao registro como processo coletivo, como sugere a perspectiva da documentação pedagógica descrita em bibliografia italiana (BALSAMO, 1998; BENZONI, 2001; BORGHI, APOSTOLI, 2001; GANDINI, GOLDHABER, 2002). O registro pode contribuir para os processos de desenvolvimento profissional e organizacional, em uma escola reflexiva (ALARCÃO, 2002, 2003) e verdadeiramente pública porque se faz visível à sociedade via documentação das experiências que educadores e crianças constroem juntos (MALAGUZZI, 1999). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Documento Avaliado por Pares revisão de literatura e análise documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4312/4066 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Biociências - Câmpus de Rio Claro - Unesp |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 No. 37 (2011); 169-188 Educação: Teoria e Prática; Vol. 21 Núm. 37 (2011); 169-188 Educação: Teoria e Prática; v. 21 n. 37 (2011); 169-188 1981-8106 reponame:EDUCAÇÃO: Teoria e Prática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
collection |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática |
repository.name.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rc.ramos@unesp.br || reveduca@rc.unesp.br |
_version_ |
1800215811407740928 |