Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos,Geovannia Mendonça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interface (Botucatu. Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601589
Resumo: Resumo Políticas indutoras como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) configuram espaços para aprendizagem da docência. Neste sentido, o presente artigo assume como objetivo caracterizar as trajetórias, concepções e expectativas de professores atuantes no Pró-Saúde e PET-Saúde da Universidade Federal de São Paulo. A produção dos dados compreendeu entrevistas narrativas com 13 professores. A partir das análises empreendidas, reconhece-se o Pró-Saúde e PET-Saúde como “espaços de formação docente”, não se configurando, todavia, em “territórios reconhecidos e valorizados de formação de professores”. Esta pesquisa permite mapear pistas para o redimensionamento de propostas de formação de professores da área da saúde, a partir dos itinerários de aprendizagem narrados que conduziram os participantes desse estudo a docências colaborativas, interprofissionais, críticas, implicadas socialmente e referenciadas nas necessidades dos sujeitos.
id UNESP-8_1fdbddb38fabfc64837d02a2f7b9a21a
oai_identifier_str oai:scielo:S1414-32832018000601589
network_acronym_str UNESP-8
network_name_str Interface (Botucatu. Online)
repository_id_str
spelling Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissionalEducação superiorSaúdePolíticas PúblicasDocênciaNarrativasResumo Políticas indutoras como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) configuram espaços para aprendizagem da docência. Neste sentido, o presente artigo assume como objetivo caracterizar as trajetórias, concepções e expectativas de professores atuantes no Pró-Saúde e PET-Saúde da Universidade Federal de São Paulo. A produção dos dados compreendeu entrevistas narrativas com 13 professores. A partir das análises empreendidas, reconhece-se o Pró-Saúde e PET-Saúde como “espaços de formação docente”, não se configurando, todavia, em “territórios reconhecidos e valorizados de formação de professores”. Esta pesquisa permite mapear pistas para o redimensionamento de propostas de formação de professores da área da saúde, a partir dos itinerários de aprendizagem narrados que conduziram os participantes desse estudo a docências colaborativas, interprofissionais, críticas, implicadas socialmente e referenciadas nas necessidades dos sujeitos.UNESP2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601589Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018reponame:Interface (Botucatu. Online)instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP10.1590/1807-57622017.0728info:eu-repo/semantics/openAccessSantos,Geovannia MendonçaBatista,Sylvia Helena Souza da Silvapor2018-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S1414-32832018000601589Revistahttps://interface.org.br/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br1807-57621414-3283opendoar:2018-12-10T00:00Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
title Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
spellingShingle Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
Santos,Geovannia Mendonça
Educação superior
Saúde
Políticas Públicas
Docência
Narrativas
title_short Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
title_full Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
title_fullStr Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
title_full_unstemmed Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
title_sort Docência, Pró-Saúde e PET-Saúde: narrativas de um fazer interprofissional
author Santos,Geovannia Mendonça
author_facet Santos,Geovannia Mendonça
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author_role author
author2 Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos,Geovannia Mendonça
Batista,Sylvia Helena Souza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação superior
Saúde
Políticas Públicas
Docência
Narrativas
topic Educação superior
Saúde
Políticas Públicas
Docência
Narrativas
description Resumo Políticas indutoras como o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) configuram espaços para aprendizagem da docência. Neste sentido, o presente artigo assume como objetivo caracterizar as trajetórias, concepções e expectativas de professores atuantes no Pró-Saúde e PET-Saúde da Universidade Federal de São Paulo. A produção dos dados compreendeu entrevistas narrativas com 13 professores. A partir das análises empreendidas, reconhece-se o Pró-Saúde e PET-Saúde como “espaços de formação docente”, não se configurando, todavia, em “territórios reconhecidos e valorizados de formação de professores”. Esta pesquisa permite mapear pistas para o redimensionamento de propostas de formação de professores da área da saúde, a partir dos itinerários de aprendizagem narrados que conduziram os participantes desse estudo a docências colaborativas, interprofissionais, críticas, implicadas socialmente e referenciadas nas necessidades dos sujeitos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601589
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832018000601589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1807-57622017.0728
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv UNESP
publisher.none.fl_str_mv UNESP
dc.source.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação v.22 suppl.2 2018
reponame:Interface (Botucatu. Online)
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Interface (Botucatu. Online)
collection Interface (Botucatu. Online)
repository.name.fl_str_mv Interface (Botucatu. Online) - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv ||revista.interface@gmail.com||intface@fmb.unesp.br
_version_ 1748958523352416256