Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collins, Heloisa
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Garcia, Ana Luiza Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. 
id UNICAMP-19_83734edd3467b10cf2b9975967bf5c62
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/992
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadoresFormação de professores online. Avaliação.Formação de professores onlineAvaliaçãoO objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/99210.20396/etd.v10i2.992ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-3541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992/1007Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCollins, HeloisaGarcia, Ana Luiza Marcondes2017-09-12T14:33:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/992Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:56.049800ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
title Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
spellingShingle Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
Collins, Heloisa
Formação de professores online. Avaliação.
Formação de professores online
Avaliação
title_short Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
title_full Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
title_fullStr Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
title_full_unstemmed Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
title_sort Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
author Collins, Heloisa
author_facet Collins, Heloisa
Garcia, Ana Luiza Marcondes
author_role author
author2 Garcia, Ana Luiza Marcondes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Collins, Heloisa
Garcia, Ana Luiza Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores online. Avaliação.
Formação de professores online
Avaliação
topic Formação de professores online. Avaliação.
Formação de professores online
Avaliação
description O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992
10.20396/etd.v10i2.992
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992/1007
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651602329600