Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. |
id |
UNICAMP-19_83734edd3467b10cf2b9975967bf5c62 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/992 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadoresFormação de professores online. Avaliação.Formação de professores onlineAvaliaçãoO objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/99210.20396/etd.v10i2.992ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-3541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992/1007Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCollins, HeloisaGarcia, Ana Luiza Marcondes2017-09-12T14:33:24Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/992Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:56.049800ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
title |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
spellingShingle |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores Collins, Heloisa Formação de professores online. Avaliação. Formação de professores online Avaliação |
title_short |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
title_full |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
title_fullStr |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
title_full_unstemmed |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
title_sort |
Avaliação da experiência em EaD em um contexto de formação de formadores |
author |
Collins, Heloisa |
author_facet |
Collins, Heloisa Garcia, Ana Luiza Marcondes |
author_role |
author |
author2 |
Garcia, Ana Luiza Marcondes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Collins, Heloisa Garcia, Ana Luiza Marcondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores online. Avaliação. Formação de professores online Avaliação |
topic |
Formação de professores online. Avaliação. Formação de professores online Avaliação |
description |
O objetivo deste artigo é analisar e discutir o que dizem sobre sua experiência em EAD alguns professores que vivenciaram um longo e exigente processo de formação continuada a distância. Para tanto, é apresentado um breve relato da experiência em EAD vivida pelos participantes do curso de formação continuada a distância Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade e oferecida uma interpretação de um conjunto de depoimentos de professores-alunos para tentar mostrar que processos de EAD podem, democraticamente, beneficiar diferentes tipos de alunos, gerar ótimos níveis de motivação para a aprendizagem e para o trabalho e oportunizar ricas relações humanas com alto grau de proximidade. A análise dos comentários dos alunos sobre sua aprendizagem e experiência digital faz uso de um aparato teórico proposto pela Linguística Sistêmico-Funcional. A interpretação dos depoimentos é então apoiada em uma análise da avaliatividade expressa na linguagem. Uma vez que realizamos avaliações para contar aos nossos ouvintes ou leitores como nos sentimos em relação a coisas ou pessoas, ou seja, que posições assumimos em relação a elas (Martin, 2003), é possível e importante tentar mapear os tipos de avaliações que os professores-alunos utilizam para falar de sua experiência, dos participantes e do curso. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992 10.20396/etd.v10i2.992 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.992 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/992/1007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 330-354 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651602329600 |