ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Caio Pisconti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz, FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423
Resumo: A partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.
id UNICESU -1_641dc1a4ddcd60fe2063b8ef47b09300
oai_identifier_str oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9423
network_acronym_str UNICESU -1
network_name_str Repositório Digital Unicesumar
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLARCapital intelectualProcessos organizacionaisSetor públicoA partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-04T14:12:14Z2022-04-04T14:12:14Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423porEncontro Internacional de Produção CientíficaMACHADO, Caio PiscontiURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-04-05T06:00:41ZRepositório InstitucionalPRI
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
spellingShingle ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
MACHADO, Caio Pisconti
Capital intelectual
Processos organizacionais
Setor público
title_short ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_fullStr ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_full_unstemmed ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
title_sort ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
author MACHADO, Caio Pisconti
author_facet MACHADO, Caio Pisconti
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
FORNO, Letícia Fleig Dal
author_role author
author2 URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
FORNO, Letícia Fleig Dal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, Caio Pisconti
URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz
FORNO, Letícia Fleig Dal
dc.subject.por.fl_str_mv Capital intelectual
Processos organizacionais
Setor público
topic Capital intelectual
Processos organizacionais
Setor público
description A partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
2022-04-04T14:12:14Z
2022-04-04T14:12:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423
url http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Encontro Internacional de Produção Científica
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE CESUMAR
Brasil
UNICESUMAR
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital Unicesumar
instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron:UniCesumar
instname_str Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
instacron_str UniCesumar
institution UniCesumar
reponame_str Repositório Digital Unicesumar
collection Repositório Digital Unicesumar
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1747771967288639488