ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, Caio Pisconti
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: URPIA, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz, FORNO, Letícia Fleig Dal
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital Unicesumar
Texto Completo: http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423
Resumo: A partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.
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