ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423 |
Resumo: | A partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar. |
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ANÁLISE DO NÍVEL DE AMPLITUDE DO ALCANCE DE PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO CONTEXTO ESCOLARCapital intelectualProcessos organizacionaisSetor públicoA partir da compreensão de que alguns problemas específicos da gestão escolar se referem às limitações no gerenciamento do conhecimento, este artigo possui como objetivo analisar o nível de amplitude do alcance das práticas de gestão do conhecimento (GC) de processos organizacionais nas instituições educacionais públicas participantes do Programa de Excelência na Educação Básica, considerando possíveis implicações destas para o nível da gestão escolar. Esta é uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico utilizou-se a metodologia de pesquisa survey. Quanto à amostra, cinquenta e dois gestores educacionais participaram da pesquisa. Para a análise quantitativa utilizou-se a estatística descritiva. Verificou-se a ocorrência, de maneira predominante, de baixos níveis de percepção quanto ao nível de amplitude do alcance para a maioria das práticas de GC. Este resultado constitui-se um fator preocupante para o contexto escolar pesquisado, pois a não utilização das práticas de GC em suas totais potencialidades pode causar limitações nas atividades de identificação, criação e compartilhamento de conhecimento no ambiente escolar.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2022-04-04T14:12:14Z2022-04-04T14:12:14Z2021-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/9423porEncontro Internacional de Produção CientíficaMACHADO, Caio PiscontiURPIA, Arthur Gualberto Bacelar da CruzFORNO, Letícia Fleig Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2022-06-20T13:30:53Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/9423Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2022-06-20T13:30:53Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
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