TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4085 |
Resumo: | A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial. |
id |
UNICESU-1_9787d70473e4e9191c60850ac03d2e86 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4085 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃOEducação inclusivaEnsino e aprendizagemLegislaçãoA pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-01-10T14:46:21Z2020-01-10T14:46:21Z2019-10-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-459-1960-52594-4991http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4085porBELETI, Paula NathyeleBARBOSA, Magda Ribeiro de Françainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-08-03T20:26:54Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/4085Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-08-03T20:26:54Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
title |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
spellingShingle |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO BELETI, Paula Nathyele Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Legislação |
title_short |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
title_full |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
title_fullStr |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
title_full_unstemmed |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
title_sort |
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A INCLUSÃO NO ENSINO COMUM: A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO EM QUESTÃO |
author |
BELETI, Paula Nathyele |
author_facet |
BELETI, Paula Nathyele BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
author_role |
author |
author2 |
BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BELETI, Paula Nathyele BARBOSA, Magda Ribeiro de França |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Legislação |
topic |
Educação inclusiva Ensino e aprendizagem Legislação |
description |
A pesquisa tem como objetivo analisar a inclusão dos alunos com transtorno do espectro do autismo nas escolas de ensino comum, destacando alguns aspectos que colaboram para a efetiva inclusão na escola de ensino comum, a saber: conhecer as características do TEA; analisar a legislação brasileira e documentos oficiais que orientam quanto aos serviços de apoio especializado; entender a importância da organização do ensino bem como a necessidade das adaptações e flexibilizações no ensino. Para tanto é realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico, a partir de livros, revistas/periódicos, teses, dissertações, legislação vigente, que tratam do assunto. Por certo, a inclusão dos alunos com necessidades especiais nas escolas de ensino comum aponta para a necessidade de novos estudos e mudanças significativas no contexto escolar, objetivando o desenvolvimento de um trabalho mais individualizado, a fim de atender às especificidades de cada educando, trabalho este que deve ser desenvolvido pelo professor do ensino comum em colaboração com os professores que atuam na educação especial. Desta forma, espera-se através dessa pesquisa oferecer subsídios teóricos aos professores da educação especial e do ensino comum para que compreendam a necessidade de organizar o ensino para o enfrentamento das dificuldades que venham a surgir no âmbito da educação inclusiva, como, por exemplo, flexibilização e adaptação do conteúdo, trabalho em rede, trabalho colaborativo e assim atender a contento os alunos público alvo da educação especial. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-29 2020-01-10T14:46:21Z 2020-01-10T14:46:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4085 |
identifier_str_mv |
978-85-459-1960-5 2594-4991 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098726742294528 |