Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Research, Society and Development |
Texto Completo: | https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417 |
Resumo: | As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade. |
id |
UNIFEI_d516da1caec8e635a9b0d6f8acdeccf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39417 |
network_acronym_str |
UNIFEI |
network_name_str |
Research, Society and Development |
repository_id_str |
|
spelling |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagemActive Methodologies: pedagogical strategies in nursing educationMetodologías Activas: estrategias pedagógicas en la formación de enfermeríaEnsino em EnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagemMetodologias ativas.Enseñanza en EnfermeríaEducación en EnfermeríaEnfermeríaMetodologías activas.Nursing LearningNursing EducationNurisngActive methodologies.As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade.The National Curriculum Guidelines for the Graduation Course propose for Higher Education Institutions the use of Active Methodologies as facilitators in the teaching and learning processes, in which they provide the student with an active participation in the construction of knowledge. Thus, the objective of this integrative review, in light of the authors Souza et al. (2010), is to identify in the publications of dissertations and theses of Master's, Professional Master's and Doctorate programs how Active Methodologies have been used in Nursing courses by professors, as well as discussions about the use and knowledge about such methods , bearing in mind that it is through the training of future teachers that health education can meet the current needs of students and society. In view of the objective of this research, the observed results indicate that the Active Methodologies employed, identified in the context of this research, have a fundamental role in the training of future nurses, providing learning of course contents that enable the development of skills and competences capable of to respond to the needs presented by society.Los Lineamientos Curriculares Nacionales para el Curso de Graduación proponen para las Instituciones de Educación Superior el uso de Metodologías Activas como facilitadoras en los procesos de enseñanza y aprendizaje, en las que brinden al estudiante una participación activa en la construcción del conocimiento. Así, el objetivo de esta revisión integradora, a la luz de los autores Souza et al. (2010), es identificar en las publicaciones de disertaciones y tesis de los programas de Maestría, Maestría Profesional y Doctorado cómo las Metodologías Activas han sido utilizadas en los cursos de Enfermería por los profesores, así como discusiones sobre el uso y conocimiento de tales métodos, teniendo en cuenta que es a través de la formación de los futuros docentes que la educación para la salud puede responder a las necesidades actuales de los estudiantes y de la sociedad. Frente al objetivo de esta investigación, los resultados observados indican que las Metodologías Activas empleadas, identificadas en el contexto de esta investigación, tienen un papel fundamental en la formación de los futuros enfermeros, propiciando el aprendizaje de contenidos del curso que posibiliten el desarrollo de habilidades y competencias capaces de dar respuesta a las necesidades que presenta la sociedad.Research, Society and Development2023-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3941710.33448/rsd-v12i1.39417Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e2512139417Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e2512139417Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e25121394172525-3409reponame:Research, Society and Developmentinstname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)instacron:UNIFEIporhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417/32343Copyright (c) 2023 Marcela Aparecida Alvarez Ferraz; Lúcia Aparecida Ancelmo; Annecy Tojeiro Giordani; Silvane Marcela Mazur; Marcel Dancin Rodrigueshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Marcela Aparecida Alvarez Ancelmo, Lúcia Aparecida Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela Rodrigues, Marcel Dancin 2023-01-13T10:30:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/39417Revistahttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/indexPUBhttps://rsdjournal.org/index.php/rsd/oairsd.articles@gmail.com2525-34092525-3409opendoar:2023-01-13T10:30:42Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem Active Methodologies: pedagogical strategies in nursing education Metodologías Activas: estrategias pedagógicas en la formación de enfermería |
title |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
spellingShingle |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez Ensino em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologias ativas. Enseñanza en Enfermería Educación en Enfermería Enfermería Metodologías activas. Nursing Learning Nursing Education Nurisng Active methodologies. |
title_short |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
title_full |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
title_fullStr |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
title_full_unstemmed |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
title_sort |
Metodologias Ativas: estratégias pedagógicas na educação em enfermagem |
author |
Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez |
author_facet |
Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez Ancelmo, Lúcia Aparecida Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela Rodrigues, Marcel Dancin |
author_role |
author |
author2 |
Ancelmo, Lúcia Aparecida Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela Rodrigues, Marcel Dancin |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Marcela Aparecida Alvarez Ancelmo, Lúcia Aparecida Giordani, Annecy Tojeiro Mazur, Silvane Marcela Rodrigues, Marcel Dancin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologias ativas. Enseñanza en Enfermería Educación en Enfermería Enfermería Metodologías activas. Nursing Learning Nursing Education Nurisng Active methodologies. |
topic |
Ensino em Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Metodologias ativas. Enseñanza en Enfermería Educación en Enfermería Enfermería Metodologías activas. Nursing Learning Nursing Education Nurisng Active methodologies. |
description |
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação propõem para as Instituições de Ensino Superior a utilização das Metodologias Ativas como facilitadoras nos processos de ensino e de aprendizagem, nos quais proporcionam ao aluno uma participação ativa na construção do conhecimento. Assim, o objetivo desta revisão integrativa, à luz dos autores Souza et al. (2010), é identificar nas publicações de dissertações e teses de programas de Mestrado, Mestrado Profissionalizante e Doutorado de que forma as Metodologias Ativas têm sido empregadas nos cursos de Enfermagem pelos docentes, bem como as discussões acerca da utilização e do conhecimento sobre tais métodos, tendo em vista que é por meio da formação dos futuros professores que o ensino em saúde poderá corresponder com as necessidades atuais dos estudantes e da sociedade. Frente ao objetivo dessa pesquisa, os resultados observados apontam indícios de que as Metodologias Ativas empregadas, identificadas no contexto dessa pesquisa, possuem um papel fundamental na formação dos futuros enfermeiros, proporcionando uma aprendizagem dos conteúdos do curso que possibilitam o desenvolvimento de habilidades e competências capazes de corresponder às necessidades apresentadas pela sociedade. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417 10.33448/rsd-v12i1.39417 |
url |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417 |
identifier_str_mv |
10.33448/rsd-v12i1.39417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39417/32343 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
publisher.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development |
dc.source.none.fl_str_mv |
Research, Society and Development; Vol. 12 No. 1; e2512139417 Research, Society and Development; Vol. 12 Núm. 1; e2512139417 Research, Society and Development; v. 12 n. 1; e2512139417 2525-3409 reponame:Research, Society and Development instname:Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) instacron:UNIFEI |
instname_str |
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
instacron_str |
UNIFEI |
institution |
UNIFEI |
reponame_str |
Research, Society and Development |
collection |
Research, Society and Development |
repository.name.fl_str_mv |
Research, Society and Development - Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) |
repository.mail.fl_str_mv |
rsd.articles@gmail.com |
_version_ |
1797052615282917376 |