Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Patrícia Cristiane
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086
Resumo: O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.
id UNIJ_ba3a1492d5bca144bff477a6eadec6c3
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6086
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMetodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador2019-08-0620192019-08-06T18:26:05Z2019-08-06T18:26:05ZO trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.48 f.Ciências humanasHistóriaEducaçãoAprendizagemMetodologias ativasSala de aula invertidahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086DMD_hdl_123456789/6086Franco, Patrícia Cristianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6086/1/Patr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfapplication/pdf912652http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6086/1/Patr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfc23b8c22f7c4ca0579ab341136b56bddMD5123456789_6086_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
title Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
spellingShingle Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
Franco, Patrícia Cristiane
Ciências humanas
História
Educação
Aprendizagem
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
title_short Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
title_full Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
title_fullStr Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
title_full_unstemmed Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
title_sort Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
author Franco, Patrícia Cristiane
author_facet Franco, Patrícia Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Patrícia Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
História
Educação
Aprendizagem
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
topic Ciências humanas
História
Educação
Aprendizagem
Metodologias ativas
Sala de aula invertida
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.
48 f.
description O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-06
dc.date.available.fl_str_mv 2019
2019-08-06T18:26:05Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-06T18:26:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086
DMD_hdl_123456789/6086
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/6086
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1641618430873305088