Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086 |
Resumo: | O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações. |
id |
UNIJ_ba3a1492d5bca144bff477a6eadec6c3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/6086 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisMetodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador2019-08-0620192019-08-06T18:26:05Z2019-08-06T18:26:05ZO trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações.48 f.Ciências humanasHistóriaEducaçãoAprendizagemMetodologias ativasSala de aula invertidahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086DMD_hdl_123456789/6086Franco, Patrícia Cristianeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6086/1/Patr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfapplication/pdf912652http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/6086/1/Patr%c3%adcia%20Cristiane%20Franco.pdfc23b8c22f7c4ca0579ab341136b56bddMD5123456789_6086_12019-08-10T06:47:16Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
title |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
spellingShingle |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador Franco, Patrícia Cristiane Ciências humanas História Educação Aprendizagem Metodologias ativas Sala de aula invertida |
title_short |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
title_full |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
title_fullStr |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
title_full_unstemmed |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
title_sort |
Metodologias ativas aplicadas à aprendizagem: sala de aula invertida e uso das TICS na formação de um aluno pesquisador |
author |
Franco, Patrícia Cristiane |
author_facet |
Franco, Patrícia Cristiane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco, Patrícia Cristiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências humanas História Educação Aprendizagem Metodologias ativas Sala de aula invertida |
topic |
Ciências humanas História Educação Aprendizagem Metodologias ativas Sala de aula invertida |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações. 48 f. |
description |
O trabalho a seguir trata da alteração no perfil dos alunos do século XXI, devido ao intenso uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Trata da neurociência como uma importante aliada para dimensionar as alterações cerebrais já sofridas por esses alunos e também para auxiliar na criação de novas metodologias de ensino que alcancem a aprendizagem de maneira efetiva. Demonstra também, de que forma a disciplina de História pode contribuir para a reflexão e criticidade dos alunos frente aos fatos do tempo presente. Apresenta as metodologias ativas em vigor atualmente, bem como a metodologia da Sala de Aula Invertida, suas possibilidades e dificuldades. E finaliza com um relato experiência de um estágio no ensino fundamental, com suas dificuldades e realizações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019 2019-08-06T18:26:05Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-06T18:26:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086 DMD_hdl_123456789/6086 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6086 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/6086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1641618430873305088 |