A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, ROSA MARIA HESSEL
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Barbosa, Liége Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Ciência e Cultura
Texto Completo: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5134
Resumo: O artigo parte de referências às discussões em torno da relação entre mídia e infância, enfatizando a existência atual de uma infância midiatizada. Considerando tal cenário, seu objetivo é analisar referências midiáticas - falas, desenhos e registros escritos que envolvem a mídia, compreendendo tanto as menções às “velhas mídias”, isto é, os meios tradicionais de comunicação (TV, rádio, impresso) quanto as menções às “novas mídias” (internet, jogos digitais etc.). As referências foram capturadas no desenrolar de uma pesquisa sobre leitura de livros literários, realizada através de sessões de leitura partilhada e discussão conjunta de livros previamente escolhidos com duas turmas de 4º e 5º ano de escolas públicas de Porto Alegre. A pesquisa da qual os dados são coletados não tem como objetivo a exploração da mídia, mas enfatiza a relação entre as leituras e as experiências pessoais das crianças. Como resultado não previsto, nas discussões e trabalhos (desenhos do cotidiano) motivados pela leitura de “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erbruch, e “A caminho de casa”, de Jairo Buitrago, emergiram referências variadas à presença da TV, de filmes, de celulares e videogames na vida das crianças, mesmo se levando em conta que a maioria delas não pertence a classes economicamente favorecidas. Lançamos mão de aportes teóricos de Sibilia (2012), Girardello e Orofino (2008), Fantin (2009), entre outros, para compreender a emergência de uma criança conectada tanto às velhas quanto às novas mídias, e concluímos que, se a produtividade da leitura literária está relacionada à necessária conexão entre texto e experiência do leitor, as vivências trazidas pela mídia integram de maneira radical os atos de leitura das crianças contemporâneas.
id UNILASALLE-2_4d32b5e0de82ad4aef4cd43a5cfeba4d
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5134
network_acronym_str UNILASALLE-2
network_name_str Revista Educação Ciência e Cultura
repository_id_str
spelling A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literáriosEducação; Ciências Humanas; leitura; literatura; mídialeitura literária – mídia – anos iniciaisO artigo parte de referências às discussões em torno da relação entre mídia e infância, enfatizando a existência atual de uma infância midiatizada. Considerando tal cenário, seu objetivo é analisar referências midiáticas - falas, desenhos e registros escritos que envolvem a mídia, compreendendo tanto as menções às “velhas mídias”, isto é, os meios tradicionais de comunicação (TV, rádio, impresso) quanto as menções às “novas mídias” (internet, jogos digitais etc.). As referências foram capturadas no desenrolar de uma pesquisa sobre leitura de livros literários, realizada através de sessões de leitura partilhada e discussão conjunta de livros previamente escolhidos com duas turmas de 4º e 5º ano de escolas públicas de Porto Alegre. A pesquisa da qual os dados são coletados não tem como objetivo a exploração da mídia, mas enfatiza a relação entre as leituras e as experiências pessoais das crianças. Como resultado não previsto, nas discussões e trabalhos (desenhos do cotidiano) motivados pela leitura de “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erbruch, e “A caminho de casa”, de Jairo Buitrago, emergiram referências variadas à presença da TV, de filmes, de celulares e videogames na vida das crianças, mesmo se levando em conta que a maioria delas não pertence a classes economicamente favorecidas. Lançamos mão de aportes teóricos de Sibilia (2012), Girardello e Orofino (2008), Fantin (2009), entre outros, para compreender a emergência de uma criança conectada tanto às velhas quanto às novas mídias, e concluímos que, se a produtividade da leitura literária está relacionada à necessária conexão entre texto e experiência do leitor, as vivências trazidas pela mídia integram de maneira radical os atos de leitura das crianças contemporâneas.Universidade LaSalle - Unilasalle CanoasCNPq - Conselho Nacional de PesquisaSILVEIRA, ROSA MARIA HESSELBarbosa, Liége Freitas2019-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/513410.18316/recc.v24i2.5134Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 97-1082236-6377reponame:Revista Educação Ciência e Culturainstname:Universidade La Salle (UNILASALLE)instacron:UNILASALLEporhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5134/pdfDireitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Culturainfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-26T20:02:32Zoai:ojs.revistas.unilasalle.edu.br:article/5134Revistahttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/indexONGhttps://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/oairevistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br2236-63772238-7293opendoar:2021-08-26T20:02:32Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
title A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
spellingShingle A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
SILVEIRA, ROSA MARIA HESSEL
Educação; Ciências Humanas; leitura; literatura; mídia
leitura literária – mídia – anos iniciais
title_short A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
title_full A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
title_fullStr A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
title_full_unstemmed A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
title_sort A emergência da mídia nas conversas e produções infantis sobre livros literários
author SILVEIRA, ROSA MARIA HESSEL
author_facet SILVEIRA, ROSA MARIA HESSEL
Barbosa, Liége Freitas
author_role author
author2 Barbosa, Liége Freitas
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq - Conselho Nacional de Pesquisa
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, ROSA MARIA HESSEL
Barbosa, Liége Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Ciências Humanas; leitura; literatura; mídia
leitura literária – mídia – anos iniciais
topic Educação; Ciências Humanas; leitura; literatura; mídia
leitura literária – mídia – anos iniciais
description O artigo parte de referências às discussões em torno da relação entre mídia e infância, enfatizando a existência atual de uma infância midiatizada. Considerando tal cenário, seu objetivo é analisar referências midiáticas - falas, desenhos e registros escritos que envolvem a mídia, compreendendo tanto as menções às “velhas mídias”, isto é, os meios tradicionais de comunicação (TV, rádio, impresso) quanto as menções às “novas mídias” (internet, jogos digitais etc.). As referências foram capturadas no desenrolar de uma pesquisa sobre leitura de livros literários, realizada através de sessões de leitura partilhada e discussão conjunta de livros previamente escolhidos com duas turmas de 4º e 5º ano de escolas públicas de Porto Alegre. A pesquisa da qual os dados são coletados não tem como objetivo a exploração da mídia, mas enfatiza a relação entre as leituras e as experiências pessoais das crianças. Como resultado não previsto, nas discussões e trabalhos (desenhos do cotidiano) motivados pela leitura de “O pato, a morte e a tulipa”, de Wolf Erbruch, e “A caminho de casa”, de Jairo Buitrago, emergiram referências variadas à presença da TV, de filmes, de celulares e videogames na vida das crianças, mesmo se levando em conta que a maioria delas não pertence a classes economicamente favorecidas. Lançamos mão de aportes teóricos de Sibilia (2012), Girardello e Orofino (2008), Fantin (2009), entre outros, para compreender a emergência de uma criança conectada tanto às velhas quanto às novas mídias, e concluímos que, se a produtividade da leitura literária está relacionada à necessária conexão entre texto e experiência do leitor, as vivências trazidas pela mídia integram de maneira radical os atos de leitura das crianças contemporâneas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5134
10.18316/recc.v24i2.5134
url https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5134
identifier_str_mv 10.18316/recc.v24i2.5134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/5134/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista de Educação, Ciência e Cultura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
publisher.none.fl_str_mv Universidade LaSalle - Unilasalle Canoas
dc.source.none.fl_str_mv Educação, Ciência e Cultura; v. 24, n. 2 (2019); p. 97-108
2236-6377
reponame:Revista Educação Ciência e Cultura
instname:Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron:UNILASALLE
instname_str Universidade La Salle (UNILASALLE)
instacron_str UNILASALLE
institution UNILASALLE
reponame_str Revista Educação Ciência e Cultura
collection Revista Educação Ciência e Cultura
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Ciência e Cultura - Universidade La Salle (UNILASALLE)
repository.mail.fl_str_mv revistas@unilasalle.edu.br||revista.educacao@unilasalle.edu.br
_version_ 1788165870878457856