ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gepesvida |
Texto Completo: | http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38 |
Resumo: | Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas. Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva. |
id |
UNIPLAC_50ba2bca5c8c96bf52372573af20cda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.icepsc.com.br:article/38 |
network_acronym_str |
UNIPLAC |
network_name_str |
Revista Gepesvida |
repository_id_str |
|
spelling |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPOEste artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas. Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva.Editora ICEPVieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLACCorrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC2015-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência2447-3545reponame:Revista Gepesvidainstname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)instacron:UNIPLACporhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38/20info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T16:25:11Zoai:ojs.icepsc.com.br:article/38Revistahttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/indexPUBhttp://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/oaiandrade@technologist.com||2447-35452447-3545opendoar:2015-11-10T16:25:11Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
title |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
spellingShingle |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC |
title_short |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_full |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_fullStr |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_full_unstemmed |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
title_sort |
ENSINO POR COMPETÊNCIAS: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO CAMPO |
author |
Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC |
author_facet |
Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Marli Terezinha Paes; UNIPLAC Corrêa, Regina Aparecida; UNIPLAC |
description |
Este artigo é resultado de um estudo de caso que buscou conhecer a percepção dos professores do Ensino Médio de uma Escola do Campo, sobre o Ensino por Competência tendo como parâmetro o conceito de Philippe Perrenoud (1999) que define Competência como a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações, etc.), para solucionar com eficácia uma série de situações. Responderam ao questionário, quatro professores que atuam no ensino médio da Escola Itinerante que atende a zona rural do município de Lages/SC. As respostas foram analisadas conforme as categorias emergentes: Entendimento de competência; Articulação de saberes; Capacidades e informações; Enfrentamento de situações problemas. Provisoriamente podemos considerar que ao contrário do que se pensava antes de ouvir as vozes dos professores, é que os professores que atuam no Ensino Médio da Escola do Campo analisada tem um entendimento do ensino de competências que vai ao encontro ao defendido por Perrenoud (1999), e, inclusive já vêm trabalhando nessa perspectiva. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38 |
url |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.icepsc.com.br/ojs/index.php/gepesvida/article/view/38/20 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora ICEP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GepesVida; v. 1, n. 1 (2015): Educação e Competência 2447-3545 reponame:Revista Gepesvida instname:Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) instacron:UNIPLAC |
instname_str |
Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
instacron_str |
UNIPLAC |
institution |
UNIPLAC |
reponame_str |
Revista Gepesvida |
collection |
Revista Gepesvida |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gepesvida - Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
andrade@technologist.com|| |
_version_ |
1797174699201921024 |