Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coronel, Jonathan Cuello da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIPAMPA
Texto Completo: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772
Resumo: A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior.
id UNIP_e44320f0897cfd7c0f9729698723c704
oai_identifier_str oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1772
network_acronym_str UNIP
network_name_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
repository_id_str
spelling Lima, Luiz Edgar Araújohttp://lattes.cnpq.br/405215167366847725223402049Isabela Braga da , Mattahttp://lattes.cnpq.br/715185033639316909568977627Isabela Braga da, MattaCiro André de Lima , Campão9634563561923026http://lattes.cnpq.br/7151850336393169095689776273704652709101294876007http://lattes.cnpq.br/1166218023936684Coronel, Jonathan Cuello da Silva2017-08-03T19:08:31Z2017-07-302017-08-03T19:08:31Z2016-11-28http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior.The employee satisfaction is a key response to the company, making it an important object of study, may influence positively or negatively on the organization. All modern companies try to understand the satisfaction of their employees in order to reverse this at lowering costs, since a company with unhappy employees tend to have a high level of turnover, absence and rumors that can spoil the organization's image. This study aims to identify the level of satisfaction of the employees of a supermarket chain located on the western border of Rio Grande do Sul. The methodology used was a descriptive study with a quantitative and qualitative approach, through questionnaires in the operational area of the company (packagers, cashiers, stockers and clerks). Among the results, we found out that the obtained data revealed that employees are satisfied, but there are specific variables to be worked, such as salaries and promotions that may result in a greater feedback.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSatisfaçãoLiderançaCultura organizacionalMotivaçãoOrganizaçãoSatisfactionLeadershipOrganizational cultureMotivationOrganizationAnálise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Jonathan Coronel.pdfTCC Jonathan Coronel.pdfapplication/pdf1215553https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/1/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf17681808d1cd2d38867bba9f20440069MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Jonathan Coronel.pdf.txtTCC Jonathan Coronel.pdf.txtExtracted texttext/plain85322https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/3/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf.txtad215651a34ea1f1e7258fb826d07ca8MD53riu/17722018-08-02 14:31:53.014oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-02T17:31:53Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
title Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
spellingShingle Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Coronel, Jonathan Cuello da Silva
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Satisfação
Liderança
Cultura organizacional
Motivação
Organização
Satisfaction
Leadership
Organizational culture
Motivation
Organization
title_short Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
title_full Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
title_fullStr Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
title_sort Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
author Coronel, Jonathan Cuello da Silva
author_facet Coronel, Jonathan Cuello da Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Luiz Edgar Araújo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4052151673668477
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25223402049
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Isabela Braga da , Matta
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7151850336393169
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 09568977627
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Isabela Braga da, Matta
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ciro André de Lima , Campão
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv 9634563561923026
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7151850336393169
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 09568977627
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 37046527091
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 01294876007
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1166218023936684
dc.contributor.author.fl_str_mv Coronel, Jonathan Cuello da Silva
contributor_str_mv Lima, Luiz Edgar Araújo
Isabela Braga da , Matta
Isabela Braga da, Matta
Ciro André de Lima , Campão
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Satisfação
Liderança
Cultura organizacional
Motivação
Organização
Satisfaction
Leadership
Organizational culture
Motivation
Organization
dc.subject.por.fl_str_mv Satisfação
Liderança
Cultura organizacional
Motivação
Organização
Satisfaction
Leadership
Organizational culture
Motivation
Organization
description A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-11-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-03T19:08:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-07-30
2017-08-03T19:08:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772
url http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIPAMPA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Campus Santana do Livramento
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pampa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA
instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron:UNIPAMPA
instname_str Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
instacron_str UNIPAMPA
institution UNIPAMPA
reponame_str Repositório Institucional da UNIPAMPA
collection Repositório Institucional da UNIPAMPA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/1/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/2/license.txt
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/3/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 17681808d1cd2d38867bba9f20440069
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
ad215651a34ea1f1e7258fb826d07ca8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)
repository.mail.fl_str_mv sisbi@unipampa.edu.br
_version_ 1801849077675065344