Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIPAMPA |
Texto Completo: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772 |
Resumo: | A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior. |
id |
UNIP_e44320f0897cfd7c0f9729698723c704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unipampa.edu.br:riu/1772 |
network_acronym_str |
UNIP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Luiz Edgar Araújohttp://lattes.cnpq.br/405215167366847725223402049Isabela Braga da , Mattahttp://lattes.cnpq.br/715185033639316909568977627Isabela Braga da, MattaCiro André de Lima , Campão9634563561923026http://lattes.cnpq.br/7151850336393169095689776273704652709101294876007http://lattes.cnpq.br/1166218023936684Coronel, Jonathan Cuello da Silva2017-08-03T19:08:31Z2017-07-302017-08-03T19:08:31Z2016-11-28http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior.The employee satisfaction is a key response to the company, making it an important object of study, may influence positively or negatively on the organization. All modern companies try to understand the satisfaction of their employees in order to reverse this at lowering costs, since a company with unhappy employees tend to have a high level of turnover, absence and rumors that can spoil the organization's image. This study aims to identify the level of satisfaction of the employees of a supermarket chain located on the western border of Rio Grande do Sul. The methodology used was a descriptive study with a quantitative and qualitative approach, through questionnaires in the operational area of the company (packagers, cashiers, stockers and clerks). Among the results, we found out that the obtained data revealed that employees are satisfied, but there are specific variables to be worked, such as salaries and promotions that may result in a greater feedback.porUniversidade Federal do PampaUNIPAMPABrasilCampus Santana do LivramentoCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASSatisfaçãoLiderançaCultura organizacionalMotivaçãoOrganizaçãoSatisfactionLeadershipOrganizational cultureMotivationOrganizationAnálise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIPAMPAinstname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)instacron:UNIPAMPAORIGINALTCC Jonathan Coronel.pdfTCC Jonathan Coronel.pdfapplication/pdf1215553https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/1/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf17681808d1cd2d38867bba9f20440069MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTTCC Jonathan Coronel.pdf.txtTCC Jonathan Coronel.pdf.txtExtracted texttext/plain85322https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/3/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf.txtad215651a34ea1f1e7258fb826d07ca8MD53riu/17722018-08-02 14:31:53.014oai:repositorio.unipampa.edu.br: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ório InstitucionalPUBhttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/oai/requestsisbi@unipampa.edu.bropendoar:2018-08-02T17:31:53Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
title |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
spellingShingle |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul Coronel, Jonathan Cuello da Silva CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Satisfação Liderança Cultura organizacional Motivação Organização Satisfaction Leadership Organizational culture Motivation Organization |
title_short |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
title_full |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
title_fullStr |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
title_full_unstemmed |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
title_sort |
Análise dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho em uma rede de supermercados na fronteira oeste do Rio Grande do Sul |
author |
Coronel, Jonathan Cuello da Silva |
author_facet |
Coronel, Jonathan Cuello da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lima, Luiz Edgar Araújo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4052151673668477 |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
25223402049 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Isabela Braga da , Matta |
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7151850336393169 |
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv |
09568977627 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Isabela Braga da, Matta |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ciro André de Lima , Campão |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
9634563561923026 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7151850336393169 |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
09568977627 |
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv |
37046527091 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
01294876007 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1166218023936684 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coronel, Jonathan Cuello da Silva |
contributor_str_mv |
Lima, Luiz Edgar Araújo Isabela Braga da , Matta Isabela Braga da, Matta Ciro André de Lima , Campão |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Satisfação Liderança Cultura organizacional Motivação Organização Satisfaction Leadership Organizational culture Motivation Organization |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Satisfação Liderança Cultura organizacional Motivação Organização Satisfaction Leadership Organizational culture Motivation Organization |
description |
A satisfação dos funcionários é uma resposta fundamental à empresa, tornando-se um importante objeto de estudo podendo influenciar de forma positiva ou negativa na organização. Todas as empresas modernas procuram entender a satisfação dos seus funcionários para tentar reverter isso em diminuição de custos, já que uma empresa com funcionários insatisfeitos tende a ter um alto nível de rotatividade, absenteísmo e ruídos capazes de denegrir a imagem da organização. Este trabalho tem como objetivo identificar o nível de satisfação dos funcionários de uma rede de supermercados situada na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, através de questionários na área operacional da empresa (empacotadores, operadores de caixa, repositores e balconistas). Dentre os resultados destaca-se que à partir dos dados obtidos foi possível perceber que os funcionários estão satisfeitos, porém existem variáveis pontuais a serem trabalhadas, como salários e promoções que podem acarretar em um retorno ainda maior. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-11-28 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-08-03T19:08:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-07-30 2017-08-03T19:08:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772 |
url |
http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1772 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UNIPAMPA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Campus Santana do Livramento |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pampa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIPAMPA instname:Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) instacron:UNIPAMPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
instacron_str |
UNIPAMPA |
institution |
UNIPAMPA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
collection |
Repositório Institucional da UNIPAMPA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/1/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/2/license.txt https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/bitstream/riu/1772/3/TCC%20Jonathan%20Coronel.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
17681808d1cd2d38867bba9f20440069 43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b ad215651a34ea1f1e7258fb826d07ca8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
sisbi@unipampa.edu.br |
_version_ |
1813274852993269760 |