A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruas, Franciele Pires
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mackedanz, Luiz Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546
Resumo: O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades.
id UNIR-3_1cdcbc5488dbcb45d903e1ce105781ea
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/3546
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciaturaThe emergency of the interdisciplinary approach in licensee coursesLa emergencia del enfoque interdisciplinar en cursos de licenciaturaFormação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade.370 EducaçãoFormación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad.Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity.O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades.This article reports the research carried out in projects of undergraduate courses in Natural Sciences of Brazil, in order to investigate whether the training courses offered by these courses provide for moments of integration among the knowledge, since it is essential to provide training transdisciplinarity to the professionals who will act in the Teaching of Sciences in the final years of Elementary School.The analysis of these documents took place through cartography, to which it was possible to verify that the different characteristics related to all the courses investigated are due to the fact that the Undergraduates with an interdisciplinary character are not yet represented by the National Curricular Guidelines, since recently this movement permeated universities. This article reports the research carried out in projects of undergraduate courses in Natural Sciences of Brazil, in order to investigate whether the training courses offered by these courses provide for moments of integration among the knowledge, since it is essential to provide training transdisciplinarity to the professionals who will act in the Teaching of Sciences in the final years of Elementary School.The analysis of these documents took place through cartography, to which it was possible to verify that the different characteristics related to all the courses investigated are due to the fact that the Undergraduates with an interdisciplinary character are not yet represented by the National Curricular Guidelines, since recently this movement permeated universities.Keywords:Teacher training. Science teaching.Interdisciplinarity.Este artículo relata la investigación realizada en proyectos de cursos de Licenciatura en Ciencias de la Naturaleza de Brasil, con el fin de investigar si los itinerarios formativos a que estos cursos se proponen a ofrecer preveen momentos de integración entre los saberes, ya que es imprescindible posibilitar una formación transdisciplinar a los profesionales que actuarán en la Enseñanza de Ciencias en los años finales de la Enseñanza Fundamental. El análisis de estos documentos ocurrió por medio de la cartografía, al que fue posible constatar que las distintas características relativas a todos los cursos investigados ocurren por el hecho de que las Licenciaturas con carácter interdisciplinario aún no estén representadas por las Directrices Nacionales Curriculares, una vez que recientemente este movimiento ha penetrado en las universidades.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2019-09-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa-açãoapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/354610.26568/2359-2087.2019.3546EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 227-2482359-20872359-208710.26568/educa.v6i15reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546/2928Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRuas, Franciele PiresMackedanz, Luiz Fernando2019-09-15T18:28:17Zoai:periodicos.unir.br:article/3546Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2019-09-15T18:28:17Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
The emergency of the interdisciplinary approach in licensee courses
La emergencia del enfoque interdisciplinar en cursos de licenciatura
title A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
spellingShingle A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
Ruas, Franciele Pires
Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade.
370 Educação
Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad.
Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity.
title_short A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
title_full A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
title_fullStr A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
title_full_unstemmed A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
title_sort A emergência da abordagem interdisciplinar em cursos de licenciatura
author Ruas, Franciele Pires
author_facet Ruas, Franciele Pires
Mackedanz, Luiz Fernando
author_role author
author2 Mackedanz, Luiz Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruas, Franciele Pires
Mackedanz, Luiz Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade.
370 Educação
Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad.
Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity.
topic Formação de professores. Ensino de Ciências. Interdisciplinaridade.
370 Educação
Formación de profesores. Enseñanza de Ciencias. Interdisciplinariedad.
Teacher training. Science teaching. Interdisciplinarity.
description O artigo relata a investigação realizada em projetos de cursos de Licenciatura em Ciências da Natureza do Brasil, com o intuito de averiguar se os percursos formativos a que estes cursos se propõem a oferecer prevêem momentos de integração entre os saberes, visto ser imprescindível possibilitar uma formação transdisciplinar aos profissionais que atuarão no Ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A análise dos documentos ocorreu por meio da cartografia, ao qual foi possível constatar que as distintas características relativas a todos os cursos investigados ocorrem pelo fato de que as Licenciaturas com caráter interdisciplinar ainda não estejam representadas pelas Diretrizes Nacionais Curriculares, uma vez que recentemente este movimento permeou as universidades.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa-ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546
10.26568/2359-2087.2019.3546
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2019.3546
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/3546/2928
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 6 n. 15 (2019); 227-248
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v6i15
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174542624358400