The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Elisangela Moraes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Almeida, Gil Derlan Silva, Silveira, Thiago Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097
Resumo: O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias.
id UNIR-3_a178ce11f18b2204b4dfaa0ba989917a
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/5097
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling The didatic usage of technologies at Instituto Federal do MaranhãoEl uso didáctico de las tecnologías en el Instituto Federal de MaranhãoO uso didático de tecnologias no Instituto Federal do MaranhãoTecnologia. Didática. Professores. Educação.370 - EducaçãoTecnología. Didáctica. Maestros. Educación.Technology. Didactics. Teachers. Education.O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias.The main objective of the research was to realize the importance of the usage of digital technologies as didactic resources starting from the experience with the production of educational videos by students of the degree courses of Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís - Monte Castelo. The methodology considered the applied research, an exploratory objective, with bibliographic and field research, a qualitative approach to the data derived from the participation of 60 (sixty) students from the courses referred in the production of educational videos and their impressions presented in a semi-open questionnaire. It was concluded that most students had never participated in activities using digital technologies, in total they believe that the activity will contribute to their didactic-pedagogical performance and intend to use it as teachers, because it is a practice that enriches the student's knowledge and digital medias are important instruments to support teaching. The activity presented more positives than negatives points, such as greater interaction with these media. El objetivo general de la investigación fue darse cuenta de la importancia del uso de tecnologías digitales como recursos didácticos a partir de la experiencia con la producción de videos educativos por parte de estudiantes de los cursos de Licenciatura del Instituto Federal de Maranhão, campus São Luís - Monte Castelo. La metodología consideró la investigación aplicada, un objetivo exploratorio, con investigación bibliográfica y de campo, un enfoque cualitativo de los datos resultantes de la participación de 60 (sesenta) estudiantes de los cursos mencionados en la producción de videos educativos y sus impresiones presentadas en un cuestionario semiabierto. Se concluyó que la mayoría de los estudiantes nunca habían participado en actividades que utilizan tecnologías digitales, en total creen que la actividad contribuirá a su desempeño didáctico-pedagógico y tienen la intención de usarlo como maestros, ya que es una práctica que enriquece el conocimiento del estudiante. los medios digitales son instrumentos importantes para apoyar la enseñanza. La actividad presentó más aspectos positivos que negativos, como una mayor interacción con estos medios.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/509710.26568/2359-2087.2021.5097EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-212359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097/3814Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Elisangela MoraesAlmeida, Gil Derlan SilvaSilveira, Thiago Coelho2022-01-02T22:26:08Zoai:periodicos.unir.br:article/5097Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:08Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
El uso didáctico de las tecnologías en el Instituto Federal de Maranhão
O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão
title The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
spellingShingle The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
Gonçalves, Elisangela Moraes
Tecnologia. Didática. Professores. Educação.
370 - Educação
Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación.
Technology. Didactics. Teachers. Education.
title_short The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
title_full The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
title_fullStr The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
title_full_unstemmed The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
title_sort The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
author Gonçalves, Elisangela Moraes
author_facet Gonçalves, Elisangela Moraes
Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
author_role author
author2 Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Elisangela Moraes
Almeida, Gil Derlan Silva
Silveira, Thiago Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Didática. Professores. Educação.
370 - Educação
Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación.
Technology. Didactics. Teachers. Education.
topic Tecnologia. Didática. Professores. Educação.
370 - Educação
Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación.
Technology. Didactics. Teachers. Education.
description O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097
10.26568/2359-2087.2021.5097
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2021.5097
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097/3814
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-21
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v8i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174543380381696