The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educa (Porto Velho) |
Texto Completo: | https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097 |
Resumo: | O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias. |
id |
UNIR-3_a178ce11f18b2204b4dfaa0ba989917a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.unir.br:article/5097 |
network_acronym_str |
UNIR-3 |
network_name_str |
Educa (Porto Velho) |
repository_id_str |
|
spelling |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do MaranhãoEl uso didáctico de las tecnologías en el Instituto Federal de MaranhãoO uso didático de tecnologias no Instituto Federal do MaranhãoTecnologia. Didática. Professores. Educação.370 - EducaçãoTecnología. Didáctica. Maestros. Educación.Technology. Didactics. Teachers. Education.O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias.The main objective of the research was to realize the importance of the usage of digital technologies as didactic resources starting from the experience with the production of educational videos by students of the degree courses of Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís - Monte Castelo. The methodology considered the applied research, an exploratory objective, with bibliographic and field research, a qualitative approach to the data derived from the participation of 60 (sixty) students from the courses referred in the production of educational videos and their impressions presented in a semi-open questionnaire. It was concluded that most students had never participated in activities using digital technologies, in total they believe that the activity will contribute to their didactic-pedagogical performance and intend to use it as teachers, because it is a practice that enriches the student's knowledge and digital medias are important instruments to support teaching. The activity presented more positives than negatives points, such as greater interaction with these media. El objetivo general de la investigación fue darse cuenta de la importancia del uso de tecnologías digitales como recursos didácticos a partir de la experiencia con la producción de videos educativos por parte de estudiantes de los cursos de Licenciatura del Instituto Federal de Maranhão, campus São Luís - Monte Castelo. La metodología consideró la investigación aplicada, un objetivo exploratorio, con investigación bibliográfica y de campo, un enfoque cualitativo de los datos resultantes de la participación de 60 (sesenta) estudiantes de los cursos mencionados en la producción de videos educativos y sus impresiones presentadas en un cuestionario semiabierto. Se concluyó que la mayoría de los estudiantes nunca habían participado en actividades que utilizan tecnologías digitales, en total creen que la actividad contribuirá a su desempeño didáctico-pedagógico y tienen la intención de usarlo como maestros, ya que es una práctica que enriquece el conocimiento del estudiante. los medios digitales son instrumentos importantes para apoyar la enseñanza. La actividad presentó más aspectos positivos que negativos, como una mayor interacción con estos medios.Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2021-01-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/509710.26568/2359-2087.2021.5097EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-212359-20872359-208710.26568/educa.v8i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097/3814Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Elisangela MoraesAlmeida, Gil Derlan SilvaSilveira, Thiago Coelho2022-01-02T22:26:08Zoai:periodicos.unir.br:article/5097Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2022-01-02T22:26:08Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão El uso didáctico de las tecnologías en el Instituto Federal de Maranhão O uso didático de tecnologias no Instituto Federal do Maranhão |
title |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
spellingShingle |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão Gonçalves, Elisangela Moraes Tecnologia. Didática. Professores. Educação. 370 - Educação Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación. Technology. Didactics. Teachers. Education. |
title_short |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
title_full |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
title_fullStr |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
title_full_unstemmed |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
title_sort |
The didatic usage of technologies at Instituto Federal do Maranhão |
author |
Gonçalves, Elisangela Moraes |
author_facet |
Gonçalves, Elisangela Moraes Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Elisangela Moraes Almeida, Gil Derlan Silva Silveira, Thiago Coelho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Didática. Professores. Educação. 370 - Educação Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación. Technology. Didactics. Teachers. Education. |
topic |
Tecnologia. Didática. Professores. Educação. 370 - Educação Tecnología. Didáctica. Maestros. Educación. Technology. Didactics. Teachers. Education. |
description |
O objetivo geral da pesquisa consistiu em perceber a importância do uso das tecnologias digitais como recursos didáticos a partir da experiência com a produção de vídeos educativos pelos alunos dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Maranhão, campus São Luís – Monte Castelo. A metodologia considerou a pesquisa aplicada, objetivo exploratório, com pesquisa bibliográfica e de campo, abordagem qualitativa dos dados resultante da participação de 60 (sessenta) discentes dos cursos referidos na produção de vídeos educativos e suas impressões apresentadas em questionário semiaberto. Concluiu-se que a maioria dos alunos nunca havia participado de atividades utilizando tecnologias digitais, na totalidade acreditam que a atividade contribuirá para o seu desempenho didático-pedagógico e pretendem utilizá-la como docentes, pois é uma prática que enriquece o conhecimento do aluno, sendo as mídias digitais importantes instrumentos de apoio à docência. A atividade apresentou mais pontos positivos do que negativos, como maior interação com essas mídias. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097 10.26568/2359-2087.2021.5097 |
url |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097 |
identifier_str_mv |
10.26568/2359-2087.2021.5097 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/5097/3814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO) |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 8 (2021); 1-21 2359-2087 2359-2087 10.26568/educa.v8i0 reponame:Educa (Porto Velho) instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR) instacron:UNIR |
instname_str |
Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
instacron_str |
UNIR |
institution |
UNIR |
reponame_str |
Educa (Porto Velho) |
collection |
Educa (Porto Velho) |
repository.name.fl_str_mv |
Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaeduca@unir.br || dti@unir.br |
_version_ |
1797174543380381696 |