POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736 |
Resumo: | Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual. |
id |
UNIT-2_5ba198e561e9fff28b038167bc9ceeb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8736 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICAFormação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica.Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/873610.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 29-422316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736/3981Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPortelinha, Angela Maria Silveirade Nez, EgeslaineBordignon, Luciane Spanhol2020-11-18T20:01:10Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8736Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:09.328610Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Portelinha, Angela Maria Silveira Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica. |
title_short |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
title_sort |
POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES SOBRE O PIBIB E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA |
author |
Portelinha, Angela Maria Silveira |
author_facet |
Portelinha, Angela Maria Silveira de Nez, Egeslaine Bordignon, Luciane Spanhol |
author_role |
author |
author2 |
de Nez, Egeslaine Bordignon, Luciane Spanhol |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Portelinha, Angela Maria Silveira de Nez, Egeslaine Bordignon, Luciane Spanhol |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica. |
topic |
Formação de Professores. Pibid. Residência Pedagógica. |
description |
Nos últimos anos, encaminhamentos foram construídos pelas universidades e pelo Ministério da Educação (MEC) para a melhoria da qualidade da Educação. Especificamente para a formação de professores, destaca-se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Tal programa, criado em 2007, foi sendo ampliado e estendido à todas as licenciaturas com crescente número de bolsas a partir de 2014. No final de 2017, o MEC lançou a nova Política Nacional de Formação de Professores articulada à reforma do Ensino Médio com vistas a consolidar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tal medida redimensionou a racionalidade que estava sendo construída para a Formação de professores. Assim, este ensaio objetiva compreender o processo de transição do PIBID para uma nova forma e a instituição do Programa da Residência Pedagógica instituído pelo atual governo. O procedimento metodológico baseia-se na reflexão teórico-contextual sobre as tensões históricas da formação de professores; na abordagem analítica resultado da crítica a esse processo. Deste modo, a metodologia teve como fundamento uma pesquisa básica, com revisão bibliográfica e documental. As considerações finais reforçam a importância de uma política nacional de formação de professores articulada aos sistemas de ensino e as instituições formadoras; não apenas utilizada para referendar uma determinada política de governo pautada em um projeto específico. Assim, a justificativa e a pertinência deste estudo se refletem extremamente pertinentes ao contexto atual. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Bibliográfico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736 10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8736/3981 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 9 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 29-42 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v9n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614881968128 |