EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lacerda, Pétala Gonçalves, Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista UniVap (online)
Texto Completo: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868
Resumo: No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil.  A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.
id UNIVAP-1_ac834a1cde08f5b84081b9172c4994bc
oai_identifier_str oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1868
network_acronym_str UNIVAP-1
network_name_str Revista UniVap (online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTEEducação infantilgarantia de direitoBrasilestado da arte.Artigo sobre o Estado da Arte.No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil.  A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.IBICT2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/186810.18066/revistaunivap.v25i49.1868Revista Univap; Vol. 25 No. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41Revista Univap; v. 25 n. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-412237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v25i49reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1563https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/192110.18066/revistaunivap.v25i49.1868.s705Copyright (c) 2019 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessChamon, Edna Maria Querido de OliveiraLacerda, Pétala GonçalvesMarcondes, Nilsen Aparecida Vieira2020-07-02T16:49:15Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1868Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-07-02T16:49:15Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
title EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
spellingShingle EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Educação infantil
garantia de direito
Brasil
estado da arte.
Artigo sobre o Estado da Arte.
title_short EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
title_full EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
title_fullStr EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
title_sort EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
author Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
author_facet Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Lacerda, Pétala Gonçalves
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
author_role author
author2 Lacerda, Pétala Gonçalves
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira
Lacerda, Pétala Gonçalves
Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
garantia de direito
Brasil
estado da arte.
Artigo sobre o Estado da Arte.
topic Educação infantil
garantia de direito
Brasil
estado da arte.
Artigo sobre o Estado da Arte.
description No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil.  A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868
10.18066/revistaunivap.v25i49.1868
url https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868
identifier_str_mv 10.18066/revistaunivap.v25i49.1868
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1563
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1921
10.18066/revistaunivap.v25i49.1868.s705
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Univap
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Univap
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
dc.publisher.none.fl_str_mv IBICT
publisher.none.fl_str_mv IBICT
dc.source.none.fl_str_mv Revista Univap; Vol. 25 No. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41
Revista Univap; v. 25 n. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41
2237-1753
1517-3275
10.18066/revistaunivap.v25i49
reponame:Revista UniVap (online)
instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron:UNIVAP
instname_str Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
instacron_str UNIVAP
institution UNIVAP
reponame_str Revista UniVap (online)
collection Revista UniVap (online)
repository.name.fl_str_mv Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)
repository.mail.fl_str_mv revista@univap.br
_version_ 1797042290980552704