EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista UniVap (online) |
Texto Completo: | https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868 |
Resumo: | No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil. A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória. |
id |
UNIVAP-1_ac834a1cde08f5b84081b9172c4994bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1868 |
network_acronym_str |
UNIVAP-1 |
network_name_str |
Revista UniVap (online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTEEducação infantilgarantia de direitoBrasilestado da arte.Artigo sobre o Estado da Arte.No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil. A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória.IBICT2019-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documenthttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/186810.18066/revistaunivap.v25i49.1868Revista Univap; Vol. 25 No. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41Revista Univap; v. 25 n. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-412237-17531517-327510.18066/revistaunivap.v25i49reponame:Revista UniVap (online)instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap)instacron:UNIVAPporhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1563https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/192110.18066/revistaunivap.v25i49.1868.s705Copyright (c) 2019 Revista Univapinfo:eu-repo/semantics/openAccessChamon, Edna Maria Querido de OliveiraLacerda, Pétala GonçalvesMarcondes, Nilsen Aparecida Vieira2020-07-02T16:49:15Zoai:ojs.biblioteca.univap.br:article/1868Revistahttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivapPRIhttps://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/oairevista@univap.br2237-17532237-1753opendoar:2020-07-02T16:49:15Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
title |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Educação infantil garantia de direito Brasil estado da arte. Artigo sobre o Estado da Arte. |
title_short |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
title_full |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
title_sort |
EDUCAÇÃO INFANTIL ENQUANTO DIREITO: O ESTADO DA ARTE |
author |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira |
author_facet |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Lacerda, Pétala Gonçalves Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Pétala Gonçalves Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chamon, Edna Maria Querido de Oliveira Lacerda, Pétala Gonçalves Marcondes, Nilsen Aparecida Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil garantia de direito Brasil estado da arte. Artigo sobre o Estado da Arte. |
topic |
Educação infantil garantia de direito Brasil estado da arte. Artigo sobre o Estado da Arte. |
description |
No contexto educacional, a garantia do direito à Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, conforme prevê o artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) nº 9.394/96, representa uma conquista recente. Com isso, surge o interesse pelo tema da Educação Infantil em estudos e pesquisas com a necessidade de reflexões que proporcionem conhecimentos que minimizem as lacunas existentes sobre o assunto. Para elaboração deste estudo sobre o estado da arte de natureza exploratória e descritiva, utilizou-se de categorias para análise representadas pelos seguintes descritores: educação infantil, qualidade na educação infantil e representações sociais em educação infantil. A abordagem se apresenta como bibliográfica. Neste sentido, analisou-se a literatura acerca dos estudos em Educação Infantil. A tendência da produção científica evidencia que focar questões atinentes à Educação Infantil vem se constituindo como um grande contributo na busca pelo rompimento com uma perspectiva assistencialista que marcou sua existência e trajetória. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868 10.18066/revistaunivap.v25i49.1868 |
url |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868 |
identifier_str_mv |
10.18066/revistaunivap.v25i49.1868 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1563 https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1868/1921 10.18066/revistaunivap.v25i49.1868.s705 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Univap info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Univap |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
publisher.none.fl_str_mv |
IBICT |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Univap; Vol. 25 No. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41 Revista Univap; v. 25 n. 49 (2019): Revista Univap online / ISSN 2237-1753; 25-41 2237-1753 1517-3275 10.18066/revistaunivap.v25i49 reponame:Revista UniVap (online) instname:Universidade do Vale do Paraíba (Univap) instacron:UNIVAP |
instname_str |
Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
instacron_str |
UNIVAP |
institution |
UNIVAP |
reponame_str |
Revista UniVap (online) |
collection |
Revista UniVap (online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista UniVap (online) - Universidade do Vale do Paraíba (Univap) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@univap.br |
_version_ |
1797042290980552704 |