Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Odair de
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Paim, Elison Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Grifos (Chapecó. Online)
Texto Completo: http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem.
id UNOCHAPO-2_5bd48164cc190659a3b50553fe00b8f0
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3658
network_acronym_str UNOCHAPO-2
network_name_str Grifos (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de históriaTreinamentoDesenvolvimento de PessoasAprendizagemColaboradoresEste artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem.Unochapecó2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/365810.22295/grifos.v25i41.3658Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 32-562175-015710.22295/grifos.v25i41reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658/2083Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Odair dePaim, Elison Antonio2017-03-24T06:19:22Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3658Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:22Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
title Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
spellingShingle Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
Souza, Odair de
Treinamento
Desenvolvimento de Pessoas
Aprendizagem
Colaboradores
title_short Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
title_full Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
title_fullStr Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
title_full_unstemmed Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
title_sort Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
author Souza, Odair de
author_facet Souza, Odair de
Paim, Elison Antonio
author_role author
author2 Paim, Elison Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Odair de
Paim, Elison Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento
Desenvolvimento de Pessoas
Aprendizagem
Colaboradores
topic Treinamento
Desenvolvimento de Pessoas
Aprendizagem
Colaboradores
description Este artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo não avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658
10.22295/grifos.v25i41.3658
url http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658
identifier_str_mv 10.22295/grifos.v25i41.3658
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658/2083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Grifos
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 32-56
2175-0157
10.22295/grifos.v25i41
reponame:Grifos (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Grifos (Chapecó. Online)
collection Grifos (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||
_version_ 1797067367331659776