Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Grifos (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. |
id |
UNOCHAPO-2_5bd48164cc190659a3b50553fe00b8f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3658 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-2 |
network_name_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de históriaTreinamentoDesenvolvimento de PessoasAprendizagemColaboradoresEste artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem.Unochapecó2017-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo não avaliado pelos paresapplication/pdfhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/365810.22295/grifos.v25i41.3658Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 32-562175-015710.22295/grifos.v25i41reponame:Grifos (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658/2083Copyright (c) 2017 Revista Grifosinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Odair dePaim, Elison Antonio2017-03-24T06:19:22Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3658Revistahttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/indexPUBhttp://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/oaij.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br||2175-01571414-0268opendoar:2017-03-24T06:19:22Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
title |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
spellingShingle |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história Souza, Odair de Treinamento Desenvolvimento de Pessoas Aprendizagem Colaboradores |
title_short |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
title_full |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
title_fullStr |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
title_full_unstemmed |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
title_sort |
Blog, multiculturalismo, diversidade e cidadania: uma interação possível em aulas de história |
author |
Souza, Odair de |
author_facet |
Souza, Odair de Paim, Elison Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Paim, Elison Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Odair de Paim, Elison Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento Desenvolvimento de Pessoas Aprendizagem Colaboradores |
topic |
Treinamento Desenvolvimento de Pessoas Aprendizagem Colaboradores |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma atividade de pesquisa/ensino realizada com estudantes da educação básica utilizando o uso do blog como uma prática educativa, em especial no desenvolvimento dos temas multiculturalismo, diversidade e cidadania. Nosso objetivo foi estudar como o blog pode vir a ser reconhecido como uma ferramenta didático-pedagógica no processo de aprendizagem no âmbito escolar. O público-alvo foi um grupo de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública. O estudo realizado foi qualitativo, integrando estudantes dos dois níveis e explorando conteúdos curriculares sobre o tema escolhido. Pelos elementos técnicos e metodológicos, esta ferramenta mostrou-se adequada e eficiente no processo de ensino e aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo não avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658 10.22295/grifos.v25i41.3658 |
url |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658 |
identifier_str_mv |
10.22295/grifos.v25i41.3658 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://pegasus.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/3658/2083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Grifos |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Grifos; v. 25 n. 41 (2016): DOSSIÊ RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E EDUCAÇÃO; 32-56 2175-0157 10.22295/grifos.v25i41 reponame:Grifos (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Grifos (Chapecó. Online) |
collection |
Grifos (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Grifos (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
j.fossa@unochapeco.edu.br||rosana@unochapeco.edu.br|| |
_version_ |
1797067367331659776 |