O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rover, Ardinete
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Telles Ferreira, Arnaldo, Lückmann, Luiz Carlos, Rocha Moterle, Roseli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Roteiro (Joaçaba. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841
Resumo: A Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos  alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância.
id UNOESC-3_d77e5e9cba2cbc65db1865244100824d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8841
network_acronym_str UNOESC-3
network_name_str Roteiro (Joaçaba. Online)
repository_id_str
spelling O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAA Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos  alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 Núm. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; v. 31 n. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 N.º 1-2 (2006): Roteiro; 135-1582177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841/4873Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRover, ArdineteTelles Ferreira, ArnaldoLückmann, Luiz CarlosRocha Moterle, Roseli2019-02-28T20:04:13Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8841Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:04:13Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false
dc.title.none.fl_str_mv O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
spellingShingle O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Rover, Ardinete
title_short O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_fullStr O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_full_unstemmed O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
title_sort O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
author Rover, Ardinete
author_facet Rover, Ardinete
Telles Ferreira, Arnaldo
Lückmann, Luiz Carlos
Rocha Moterle, Roseli
author_role author
author2 Telles Ferreira, Arnaldo
Lückmann, Luiz Carlos
Rocha Moterle, Roseli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rover, Ardinete
Telles Ferreira, Arnaldo
Lückmann, Luiz Carlos
Rocha Moterle, Roseli
description A Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos  alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841
url https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841/4873
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Roteiro
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158
Roteiro; Vol. 31 Núm. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158
Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158
Roteiro; v. 31 n. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158
Roteiro; Vol. 31 N.º 1-2 (2006): Roteiro; 135-158
2177-6059
0104-4311
reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)
instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron:UNOESC
instname_str Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
instacron_str UNOESC
institution UNOESC
reponame_str Roteiro (Joaçaba. Online)
collection Roteiro (Joaçaba. Online)
repository.name.fl_str_mv Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
repository.mail.fl_str_mv roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br
_version_ 1800220529737596928