O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Roteiro (Joaçaba. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841 |
Resumo: | A Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância. |
id |
UNOESC-3_d77e5e9cba2cbc65db1865244100824d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8841 |
network_acronym_str |
UNOESC-3 |
network_name_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIAA Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância.Universidade do Oeste de Santa Catarina2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 Núm. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; v. 31 n. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158Roteiro; Vol. 31 N.º 1-2 (2006): Roteiro; 135-1582177-60590104-4311reponame:Roteiro (Joaçaba. Online)instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)instacron:UNOESCporhttps://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841/4873Copyright (c) 2015 Roteiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessRover, ArdineteTelles Ferreira, ArnaldoLückmann, Luiz CarlosRocha Moterle, Roseli2019-02-28T20:04:13Zoai:ojs.periodicos.unoesc.edu.br:article/8841Revistahttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteirohttps://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/oairoteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br2177-60590104-4311opendoar:2019-02-28T20:04:13Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
spellingShingle |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Rover, Ardinete |
title_short |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_fullStr |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_full_unstemmed |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
title_sort |
O VÍDEO NO PROCESSO DE MEDIAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA |
author |
Rover, Ardinete |
author_facet |
Rover, Ardinete Telles Ferreira, Arnaldo Lückmann, Luiz Carlos Rocha Moterle, Roseli |
author_role |
author |
author2 |
Telles Ferreira, Arnaldo Lückmann, Luiz Carlos Rocha Moterle, Roseli |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rover, Ardinete Telles Ferreira, Arnaldo Lückmann, Luiz Carlos Rocha Moterle, Roseli |
description |
A Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.Palavras-chave: Videoaula. Processo de ensino-aprendizagem. Mediação. Educaçãoa Distância. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841 |
url |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8841/4873 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Roteiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste de Santa Catarina |
dc.source.none.fl_str_mv |
Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158 Roteiro; Vol. 31 Núm. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158 Roteiro; Vol. 31 No. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158 Roteiro; v. 31 n. 1-2 (2006): Roteiro; 135-158 Roteiro; Vol. 31 N.º 1-2 (2006): Roteiro; 135-158 2177-6059 0104-4311 reponame:Roteiro (Joaçaba. Online) instname:Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) instacron:UNOESC |
instname_str |
Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
instacron_str |
UNOESC |
institution |
UNOESC |
reponame_str |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
collection |
Roteiro (Joaçaba. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Roteiro (Joaçaba. Online) - Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) |
repository.mail.fl_str_mv |
roteiro@unoesc.edu.br||editora@unoesc.edu.br||roteiro@unoesc.edu.br|| debora.pereira@unoesc.edu.br |
_version_ |
1800220529737596928 |