Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanella, Ana Beatriz
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/250410
Resumo: Neste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia.
id UNSP_2ed42bd6d767354296c6281ddeb29d86
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/250410
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagemEducational strategies in teaching geography for students with learning disordersDidáticas de ensinoGeografiaInclusãoTDAHTeaching didacticsGeographyInclusionNeste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia.In this article will be explored the ways that geographic content is taught to children’s in the early years of schooling and the didactics that provide the improvement of the teaching-learning process for children’s with learning difficulty, as TDAH, avoiding teaching that focuses only on content, that we are used to observe in our education system. Therefore, surges the need of ludic, dynamic and concrete activities inserted in the sociocultural context of the students for a better teaching-learning process. To discuss such importance, this article seeks to understand the contributions of the environment that children is inserted for school life, the relation of the desire to know for the real acquisition and interest in the concepts and didactics in Geographic teachings.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Maia, Diego Corrêa [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]Zanella, Ana Beatriz2023-08-22T19:02:16Z2023-08-22T19:02:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/250410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-25T06:36:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/250410Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:58:40.874690Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
Educational strategies in teaching geography for students with learning disorders
title Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
spellingShingle Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
Zanella, Ana Beatriz
Didáticas de ensino
Geografia
Inclusão
TDAH
Teaching didactics
Geography
Inclusion
title_short Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
title_full Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
title_fullStr Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
title_full_unstemmed Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
title_sort Estratégias educacionais no ensino da geografia para alunos com distúrbios de aprendizagem
author Zanella, Ana Beatriz
author_facet Zanella, Ana Beatriz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Diego Corrêa [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Reganhan, Walkiria Gonçalves [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Ana Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv Didáticas de ensino
Geografia
Inclusão
TDAH
Teaching didactics
Geography
Inclusion
topic Didáticas de ensino
Geografia
Inclusão
TDAH
Teaching didactics
Geography
Inclusion
description Neste trabalho de Conclusão de Curso serão estudadas as formas que os conteúdos geográficos costumam ser transmitidos para as crianças nos anos iniciais da escolarização e as didáticas que proporcionam a melhora do processo de ensino aprendizagem, evitando assim, o formato conteudista que observamos em nosso sistema de ensino. Para isso, surge a necessidade de atividades dinâmicas, lúdicas e concretas inseridas no contexto sociocultural dos alunos para um bom processo de ensino-aprendizagem. Para discutir tal importância, esta pesquisa busca compreender as contribuições do meio em que a criança está inserida para a vida escolar, a relação do desejo do saber para a real aquisição e interesse nos conceitos e as didáticas no ensino da Geografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2023-08-22T19:02:16Z
2023-08-22T19:02:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/250410
url http://hdl.handle.net/11449/250410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129568790282240