A contribuição dos jogos no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano, Julia Jordão de Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/244266
Resumo: A utilização dos jogos a favor do processo de alfabetização contribui com a amplificação de recursos práticos e ferramentas facilitadoras e enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, em concordância ao modo como são aplicados, auxiliam na compreensão dos conteúdos de ensino da escrita e da leitura, refletindo de modo evidente no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Levando em consideração a relevância desses aspectos, o intuito desta pesquisa será analisar as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento, bem como o modo eficaz de inseri-los no planejamento escolar de forma que auxilie os professores na preparação de aulas dinâmicas e inovadoras, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, por meio de levantamento de artigos nos bancos de dados Scielo e periódico da CAPES. A análise dos dados considerou os seguintes critérios: o local e o tipo de pesquisa selecionada, ano de publicação, tipos de participantes contribuintes, objetivos, instrumentos utilizados e principais resultados obtidos, com recorte temporal de dos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os jogos são boas ferramentas a serem inseridas em sala de aula ao passo que os professores compreendam e identifiquem as necessidades dos alunos e busquem, por meio desses, superar dificuldades referentes à apreensão da leitura e da escrita, tendo em vista a forma lúdica de aprender que o jogo pode proporcionar.
id UNSP_5edaf8f222f9843cb3292cdaa82f5413
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/244266
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A contribuição dos jogos no processo de alfabetizaçãoThe contribution of games in the literacy processAlfabetizaçãoJogosAprendizagemLiteracyGamesLearningA utilização dos jogos a favor do processo de alfabetização contribui com a amplificação de recursos práticos e ferramentas facilitadoras e enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, em concordância ao modo como são aplicados, auxiliam na compreensão dos conteúdos de ensino da escrita e da leitura, refletindo de modo evidente no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Levando em consideração a relevância desses aspectos, o intuito desta pesquisa será analisar as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento, bem como o modo eficaz de inseri-los no planejamento escolar de forma que auxilie os professores na preparação de aulas dinâmicas e inovadoras, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, por meio de levantamento de artigos nos bancos de dados Scielo e periódico da CAPES. A análise dos dados considerou os seguintes critérios: o local e o tipo de pesquisa selecionada, ano de publicação, tipos de participantes contribuintes, objetivos, instrumentos utilizados e principais resultados obtidos, com recorte temporal de dos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os jogos são boas ferramentas a serem inseridas em sala de aula ao passo que os professores compreendam e identifiquem as necessidades dos alunos e busquem, por meio desses, superar dificuldades referentes à apreensão da leitura e da escrita, tendo em vista a forma lúdica de aprender que o jogo pode proporcionar.The use of games in favor of the literacy process contributes to the amplification of practical resources, as well as facilitating and enriching tools for the teaching learning process, considering that, in accordance with the way they are applied, they help in the understanding of the contents of teaching writing and reading, clearly reflecting on the child's cognitive and social development. Taking into account the relevance of these aspects, the purpose of this research will be to analyze the contributions of games to the literacy process and literacy, as well as the effective way of inserting them in school planning in a way that helps teachers in the preparation of dynamic classes and innovative, favoring the students' learning process. Thus, a qualitative research, bibliographic in nature, was carried out by surveying articles in the Scielo database and CAPES journal. Data analysis considered the following criteria: the location and type of research selected, year of publication, types of contributing participants, objectives, instruments used and main results obtained, with a time frame of the last five years. The results indicate that the games are good tools to be inserted in the classroom while the teachers understand and identify the needs of the students and seek, through these, to overcome difficulties related to the apprehension of reading and writing, in view of the playful way of learning that the game can provide.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andréia [UNESP]Lucca, Tatiana Andrade Fernandes deUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Fabiano, Julia Jordão de Mello2023-06-29T17:32:53Z2023-06-29T17:32:53Z2023-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/244266porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-01T16:52:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/244266Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:34:38.966049Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
The contribution of games in the literacy process
title A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
spellingShingle A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
Fabiano, Julia Jordão de Mello
Alfabetização
Jogos
Aprendizagem
Literacy
Games
Learning
title_short A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
title_full A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
title_fullStr A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
title_sort A contribuição dos jogos no processo de alfabetização
author Fabiano, Julia Jordão de Mello
author_facet Fabiano, Julia Jordão de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osti, Andréia [UNESP]
Lucca, Tatiana Andrade Fernandes de
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Fabiano, Julia Jordão de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Jogos
Aprendizagem
Literacy
Games
Learning
topic Alfabetização
Jogos
Aprendizagem
Literacy
Games
Learning
description A utilização dos jogos a favor do processo de alfabetização contribui com a amplificação de recursos práticos e ferramentas facilitadoras e enriquecedoras para o processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista que, em concordância ao modo como são aplicados, auxiliam na compreensão dos conteúdos de ensino da escrita e da leitura, refletindo de modo evidente no desenvolvimento cognitivo e social da criança. Levando em consideração a relevância desses aspectos, o intuito desta pesquisa será analisar as contribuições dos jogos para o processo de alfabetização e letramento, bem como o modo eficaz de inseri-los no planejamento escolar de forma que auxilie os professores na preparação de aulas dinâmicas e inovadoras, favorecendo o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, por meio de levantamento de artigos nos bancos de dados Scielo e periódico da CAPES. A análise dos dados considerou os seguintes critérios: o local e o tipo de pesquisa selecionada, ano de publicação, tipos de participantes contribuintes, objetivos, instrumentos utilizados e principais resultados obtidos, com recorte temporal de dos últimos cinco anos. Os resultados indicam que os jogos são boas ferramentas a serem inseridas em sala de aula ao passo que os professores compreendam e identifiquem as necessidades dos alunos e busquem, por meio desses, superar dificuldades referentes à apreensão da leitura e da escrita, tendo em vista a forma lúdica de aprender que o jogo pode proporcionar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-29T17:32:53Z
2023-06-29T17:32:53Z
2023-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/244266
url http://hdl.handle.net/11449/244266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129089041596416