Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Érica Arruda [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119039
Resumo: This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic education
id UNSP_606b8b03443446b056df20d3c97d73c9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119039
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de físicaFísica - Estudo e ensinoPesquisa bibliografica - 2008-2013AlfabetizaçãoEnsino fundamentalFísica (Ensino fundamental)This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic educationEste estudo teve como objetivo, revisar as publicações na área do Ensino de Física que tem contribuído para a Alfabetização Científica e do CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, junto aos alunos de ensino fundamental I da Educação Básica, buscando compreender a importância de um ensino que almeje a formação crítica e cidadã, de modo que os mesmos não sejam receptores passivos das influências tecnológicas de uma sociedade moderna, mas que tenham condições de compreender e refletir a importância e as influências das ciências e das tecnologias nas questões políticas, sociais e ambientais perante a sociedade. Neste contexto, por ser a Física, uma das áreas de estudo das ciências naturais com implicações diretas no cotidiano das pessoas, acreditamos na importância de introduzir conceitos físicos, no ensino de ciência, logo nos primeiros anos da educação básica, seja ela, como uma abordagem “lúdica”, experimental, análises de livros, revistas, artigos científicos, etc., de modo que o conhecimento da Física possa ser construído por meio da vivência e da análise cotidiana, ao invés de apenas ser abordada nos últimos 3 anos do ensino médio da educação básicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Érica Arruda [UNESP]2015-03-23T15:15:21Z2015-03-23T15:15:21Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfFERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119039000732077ferreira_ea_tcc_rcla.pdf32925248322353509683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:09.805321Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
title Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
spellingShingle Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
Ferreira, Érica Arruda [UNESP]
Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliografica - 2008-2013
Alfabetização
Ensino fundamental
Física (Ensino fundamental)
title_short Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
title_full Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
title_fullStr Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
title_full_unstemmed Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
title_sort Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
author Ferreira, Érica Arruda [UNESP]
author_facet Ferreira, Érica Arruda [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Érica Arruda [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliografica - 2008-2013
Alfabetização
Ensino fundamental
Física (Ensino fundamental)
topic Física - Estudo e ensino
Pesquisa bibliografica - 2008-2013
Alfabetização
Ensino fundamental
Física (Ensino fundamental)
description This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic education
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:15:21Z
2015-03-23T15:15:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
http://hdl.handle.net/11449/119039
000732077
ferreira_ea_tcc_rcla.pdf
3292524832235350
9683880235696496
identifier_str_mv FERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.
000732077
ferreira_ea_tcc_rcla.pdf
3292524832235350
9683880235696496
url http://hdl.handle.net/11449/119039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 57 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129329585979392