Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/119039 |
Resumo: | This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic education |
id |
UNSP_606b8b03443446b056df20d3c97d73c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/119039 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de físicaFísica - Estudo e ensinoPesquisa bibliografica - 2008-2013AlfabetizaçãoEnsino fundamentalFísica (Ensino fundamental)This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic educationEste estudo teve como objetivo, revisar as publicações na área do Ensino de Física que tem contribuído para a Alfabetização Científica e do CTS – Ciência, Tecnologia e Sociedade, junto aos alunos de ensino fundamental I da Educação Básica, buscando compreender a importância de um ensino que almeje a formação crítica e cidadã, de modo que os mesmos não sejam receptores passivos das influências tecnológicas de uma sociedade moderna, mas que tenham condições de compreender e refletir a importância e as influências das ciências e das tecnologias nas questões políticas, sociais e ambientais perante a sociedade. Neste contexto, por ser a Física, uma das áreas de estudo das ciências naturais com implicações diretas no cotidiano das pessoas, acreditamos na importância de introduzir conceitos físicos, no ensino de ciência, logo nos primeiros anos da educação básica, seja ela, como uma abordagem “lúdica”, experimental, análises de livros, revistas, artigos científicos, etc., de modo que o conhecimento da Física possa ser construído por meio da vivência e da análise cotidiana, ao invés de apenas ser abordada nos últimos 3 anos do ensino médio da educação básicaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Érica Arruda [UNESP]2015-03-23T15:15:21Z2015-03-23T15:15:21Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis57 f.application/pdfFERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013.http://hdl.handle.net/11449/119039000732077ferreira_ea_tcc_rcla.pdf32925248322353509683880235696496Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-28T06:18:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119039Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:31:09.805321Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
title |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
spellingShingle |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física Ferreira, Érica Arruda [UNESP] Física - Estudo e ensino Pesquisa bibliografica - 2008-2013 Alfabetização Ensino fundamental Física (Ensino fundamental) |
title_short |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
title_full |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
title_fullStr |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
title_full_unstemmed |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
title_sort |
Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física |
author |
Ferreira, Érica Arruda [UNESP] |
author_facet |
Ferreira, Érica Arruda [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Maria Antonia Ramos de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Érica Arruda [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Física - Estudo e ensino Pesquisa bibliografica - 2008-2013 Alfabetização Ensino fundamental Física (Ensino fundamental) |
topic |
Física - Estudo e ensino Pesquisa bibliografica - 2008-2013 Alfabetização Ensino fundamental Física (Ensino fundamental) |
description |
This study aimed to review the publications in the area of Education Physics that has contributed to Scientific Literacy and STS - Science , Technology and Society , with students of elementary school in Basic Education , looking for understand the importance of an education that aims the formation of critical citizens, in opposition to passive recipients of technological influences of a modern society , but which are able to understand and reflect the importance and influence of science and technology in political, social and environmental to society . In this context , the Physics, is one of the areas of natural sciences with direct implications in daily life , we believe in the importance of introducing physical concepts in science education since the early years of basic education , either as a approach playful , experiment, study of books , magazines , papers , etc. . , so that the knowledge about physics can be built through experience and the analysis of daily phenomena, instead of only being addressed in the last three years of teaching average basic education |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-03-23T15:15:21Z 2015-03-23T15:15:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. http://hdl.handle.net/11449/119039 000732077 ferreira_ea_tcc_rcla.pdf 3292524832235350 9683880235696496 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Érica Arruda. Um levantamento bibliográfico no período de 2008-2013 sobre a alfabetização científica nas séries iniciais para o ensino de física. 2013. 57 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2013. 000732077 ferreira_ea_tcc_rcla.pdf 3292524832235350 9683880235696496 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/119039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
57 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129329585979392 |