A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Larissa Couto [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119716
Resumo: This research analyzed if the interactions between teacher and student, and among students, with the use of manipulative materials in the Mathematics teaching in a middle school class and provided the comprehension of the subjects worked. The analysis of the results was based in Vygotsky’s socio-historical theory, that prioritizes the interactions in learning-teaching process. The results of this research showed that these interactions mediated by the use of such materials provide the student with the motivation needed to take part in the math classes as an active actor in his development process, as well as understanding the concepts
id UNSP_9b10f7697e7c9827a3d98aa75a9f8de6
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119716
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamentalMatemática - Estudo e ensinoEnsino fundamentalGeometria - Estudo e ensinoAprendizagem por atividadesMathematics Study and teachingThis research analyzed if the interactions between teacher and student, and among students, with the use of manipulative materials in the Mathematics teaching in a middle school class and provided the comprehension of the subjects worked. The analysis of the results was based in Vygotsky’s socio-historical theory, that prioritizes the interactions in learning-teaching process. The results of this research showed that these interactions mediated by the use of such materials provide the student with the motivation needed to take part in the math classes as an active actor in his development process, as well as understanding the conceptsEsta pesquisa analisou se as interações ocorridas entre professor e aluno, e entre os alunos, mediante o uso de materiais manipulativos, em aulas de Matemática, para uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental e propiciou a compreensão dos conhecimentos trabalhados. A análise dos resultados se fundamentou na teoria sócio histórica de Vygotsky, que prioriza as interações no processo de ensino-aprendizagem. Os resultados desta pesquisa mostraram que essas interações, mediadas pelo uso dos referidos materiais, propiciaram aos alunos a motivação necessária para participar das aulas de matemática como sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento, bem como a compreensão dos conceitos trabalhadosUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Assis, Alice [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Luiz, Larissa Couto [UNESP]2015-03-23T15:21:22Z2015-03-23T15:21:22Z2010-10-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis107 f.application/pdfLUIZ, Larissa Couto. A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental. 2010. 107 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.http://hdl.handle.net/11449/119716000735725000735725.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-02T19:08:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119716Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:16:09.378353Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
title A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
spellingShingle A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
Luiz, Larissa Couto [UNESP]
Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Aprendizagem por atividades
Mathematics Study and teaching
title_short A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
title_full A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
title_fullStr A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
title_sort A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental
author Luiz, Larissa Couto [UNESP]
author_facet Luiz, Larissa Couto [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Assis, Alice [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Larissa Couto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Aprendizagem por atividades
Mathematics Study and teaching
topic Matemática - Estudo e ensino
Ensino fundamental
Geometria - Estudo e ensino
Aprendizagem por atividades
Mathematics Study and teaching
description This research analyzed if the interactions between teacher and student, and among students, with the use of manipulative materials in the Mathematics teaching in a middle school class and provided the comprehension of the subjects worked. The analysis of the results was based in Vygotsky’s socio-historical theory, that prioritizes the interactions in learning-teaching process. The results of this research showed that these interactions mediated by the use of such materials provide the student with the motivation needed to take part in the math classes as an active actor in his development process, as well as understanding the concepts
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-25
2015-03-23T15:21:22Z
2015-03-23T15:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUIZ, Larissa Couto. A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental. 2010. 107 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/119716
000735725
000735725.pdf
identifier_str_mv LUIZ, Larissa Couto. A utilização de sólidos geométricos com alunos do ensino fundamental. 2010. 107 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura - Matemática) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá, 2010.
000735725
000735725.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 107 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129181518659584