Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana Alves, Deise Luci [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/150041
Resumo: Esta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância.
id UNSP_9f112aaebb664e11d67c99f9bb81fbd5
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/150041
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na crecheObservation and record: instruments of avaliation and monitoring in day careCrecheAvaliaçãoObservaçãoRegistroEducação infantilEvaluationObservationRecordEarly childhood educationDay careEsta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância.This research has as main quest discuss which are the conceptions of the teachers that actin the first stage of childhood education regarding the evaluationand which evaluation instruments use. To ansewr this inquiry, the purpose of this was identify and analyze the conceptions of day care teachers about the monitoring the development and evaluation of children's learning, as well as the forms of registraton that they use. The methodology was build through a qualitative research, a study of cases accomplished with teachers that act in day care of the municipality in the interior of the state of São Paulo, the instruments for the data collect used questionnaires and interviews. The reaserch oriented the selection and elaboration of sources and instruments for the collection, analyze and use of data for the elaboration of a product, that Would help in the reflection on the instruments for monitoring and evaluating the educational practice of classes in early childhood.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santana Alves, Deise Luci [UNESP]2017-03-30T17:51:27Z2017-03-30T17:51:27Z2017-03-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15004100088324533004056091P08897176542462072porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-10T06:08:30Zoai:repositorio.unesp.br:11449/150041Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:33:15.499642Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
Observation and record: instruments of avaliation and monitoring in day care
title Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
spellingShingle Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
Santana Alves, Deise Luci [UNESP]
Creche
Avaliação
Observação
Registro
Educação infantil
Evaluation
Observation
Record
Early childhood education
Day care
title_short Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
title_full Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
title_fullStr Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
title_full_unstemmed Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
title_sort Observação e registro: instrumentos de acompanhamento e avaliação na creche
author Santana Alves, Deise Luci [UNESP]
author_facet Santana Alves, Deise Luci [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana Alves, Deise Luci [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Avaliação
Observação
Registro
Educação infantil
Evaluation
Observation
Record
Early childhood education
Day care
topic Creche
Avaliação
Observação
Registro
Educação infantil
Evaluation
Observation
Record
Early childhood education
Day care
description Esta pesquisa tem como questão principal discutir quais são as concepções das professoras que atuam na primeira etapa da Educação Infantil quanto à avaliação e quais instrumentos avaliativos utilizam. Para responder a essa indagação, o objetivo desta foi identificar e analisar as concepções de professoras de creche acerca do acompanhamento do desenvolvimento e avaliação das aprendizagens das crianças, bem como as formas de registro que utilizam. A metodologia foi construída através de uma pesquisa qualitativa, um estudo de caso realizado com professoras que atuam em creches de um município do interior do estado de São Paulo, os instrumentos para coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas. A pesquisa orientou a seleção e elaboração de fontes e de instrumentos para a coleta, análise e utilização dos dados para a elaboração de um produto, que auxiliará na reflexão sobre os instrumentos de acompanhamento e avaliação da prática educativa das turmas na primeira infância.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-30T17:51:27Z
2017-03-30T17:51:27Z
2017-03-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/150041
000883245
33004056091P0
8897176542462072
url http://hdl.handle.net/11449/150041
identifier_str_mv 000883245
33004056091P0
8897176542462072
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128377341607936