O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008 http://hdl.handle.net/11449/212156 |
Resumo: | This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education. |
id |
UNSP_a4f9bced216812c300f84ac64503a8dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/212156 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesaContemporary grammar teaching: Specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial trainingthe teaching of grammarparameters for the constitution of new pedagogical practicesApplied Linguisticsensino de gramáticaparâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicasLinguística AplicadaThis paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education.Partindo dos avanços obtidos nas pesquisas desenvolvidas no bojo da Linguística Aplicada e das novas perspectivas apresentadas neste campo de investigação, o presente artigo traz uma proposta de ensino cujo maior objetivo é o superar uma concepção tradicional de língua e de ensino de língua ir ao encontro de uma concepção de linguagem capaz de subsidiar não só novas metodologias, mas, principalmente, capaz de remodelar o próprio conteúdo ensinado. Para tanto, são feitas reflexões sobre o ensino de gramática, tendo como pano de fundo as diretrizes curriculares dos cursos de Letras, discussões sobre o ensino de gramática presentes nos cursos de formação de professores de línguas, tais como os PCN (1998), e propostas de autores, como Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) e Vieira e Brandão (2007). Por fim, são apresentados possíveis parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas para o ensino de gramática e para a formação inicial do professor de língua portuguesa, com base nas perspectivas inatista e crítica da linguagem.Universidade de BrasíliaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaFaculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisUniversidade de BrasíliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP]Pilati, Eloisa [UNESP]Dias, Juliana De Freitas [UNESP]2021-07-14T10:35:32Z2021-07-14T10:35:32Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article975-994application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010.1984-6398http://hdl.handle.net/11449/21215610.1590/S1984-63982010000400008S1984-63982010000400008S1984-63982010000400008.pdfSciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-21T06:09:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/212156Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:17:32.641663Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa Contemporary grammar teaching: Specifying and crossing borders in Portuguese teachers' initial training |
title |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
spellingShingle |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP] the teaching of grammar parameters for the constitution of new pedagogical practices Applied Linguistics ensino de gramática parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas Linguística Aplicada |
title_short |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_full |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_fullStr |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_full_unstemmed |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
title_sort |
O ensino de gramática na contemporaneidade: delimitando e atravessando as fronteiras na formação inicial de professores de língua portuguesa |
author |
Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP] |
author_facet |
Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP] Pilati, Eloisa [UNESP] Dias, Juliana De Freitas [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Pilati, Eloisa [UNESP] Dias, Juliana De Freitas [UNESP] |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Kleber Aparecido Da [UNESP] Pilati, Eloisa [UNESP] Dias, Juliana De Freitas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
the teaching of grammar parameters for the constitution of new pedagogical practices Applied Linguistics ensino de gramática parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas Linguística Aplicada |
topic |
the teaching of grammar parameters for the constitution of new pedagogical practices Applied Linguistics ensino de gramática parâmetros para a constituição de novas práticas pedagógicas Linguística Aplicada |
description |
This paper, following the advances in the research done within Applied Linguistics and the new perspectives put forward by these works, proposes a new approach to teaching in which the main goal is (i) to overcome a traditional concept of language and language teaching, and (ii) to look towards a concept of language that is not only able to support the implementation of new methodologies, but also to reshape their own contents. In order to do so, we reflect on the teaching of grammar in light of our Letters courses curricula, and we discuss the teaching of grammar raised in language teacher training guidelines, such as the PCN and proposals by authors such as Possenti (1996), Neves (2002), Lobato (2003) and Vieira e Brandão (2007). Finally, we present possible parameters for the constitution of new pedagogical practices for the teaching of grammar and Portuguese as a native language teachers education. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2021-07-14T10:35:32Z 2021-07-14T10:35:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008 Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. 1984-6398 http://hdl.handle.net/11449/212156 10.1590/S1984-63982010000400008 S1984-63982010000400008 S1984-63982010000400008.pdf |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982010000400008 http://hdl.handle.net/11449/212156 |
identifier_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada. Belo Horizonte, MG, Brazil: Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais, v. 10, n. 4, p. 975-994, 2010. 1984-6398 10.1590/S1984-63982010000400008 S1984-63982010000400008 S1984-63982010000400008.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
975-994 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128917548040192 |