Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/194437 |
Resumo: | A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância. |
id |
UNSP_b22bb83abe2ea5bc4944396a70333d5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/194437 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infânciaA class as an occupation: from childhood to art to childhood artArteEscola públicaInfânciaOcupaçãoProfessoras de arte - Narrativas pessoaisArtistas como professoresArte - Estudo e ensinoInfância e juventudeArtChildhoodOccupationPublic schoolA autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância.The author dives into her experiences as an art teacher, encountered in the communities of schools she is a part of and was a part of. It reports two occupations of contemporary artists in the public-school system; In an attempt to comprehend their own occupation, they expose “A Class as An Occupation”. By deconstructing the boundaries between art and education, he sees the art and boyhood (childhood/infancy) that he finds before him afresh, in a new light. This encompasses the infancy of art as well as the art of infancy (childhood/boyhood). In this perspective, the art between relationships that is established between the bodies that occupy the public-school system is further valued in a search of respect towards, as well as about, infancy.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)001Universidade Estadual Paulista (Unesp)André, Carminda Mendes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP]2020-11-30T13:12:41Z2020-11-30T13:12:41Z2020-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19443741002016026P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-19T06:22:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/194437Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:45:39.672269Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância A class as an occupation: from childhood to art to childhood art |
title |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
spellingShingle |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP] Arte Escola pública Infância Ocupação Professoras de arte - Narrativas pessoais Artistas como professores Arte - Estudo e ensino Infância e juventude Art Childhood Occupation Public school |
title_short |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
title_full |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
title_fullStr |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
title_full_unstemmed |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
title_sort |
Uma aula como ocupação: da infância da arte à arte da infância |
author |
Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP] |
author_facet |
Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
André, Carminda Mendes [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Imbrizi, Nathália Pallos [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Escola pública Infância Ocupação Professoras de arte - Narrativas pessoais Artistas como professores Arte - Estudo e ensino Infância e juventude Art Childhood Occupation Public school |
topic |
Arte Escola pública Infância Ocupação Professoras de arte - Narrativas pessoais Artistas como professores Arte - Estudo e ensino Infância e juventude Art Childhood Occupation Public school |
description |
A autora faz um mergulho por suas experiências como professora de arte vivenciadas com as comunidades das escolas que ocupa e ocupou. Relata duas ocupações de artistas contemporâneos na escola pública e, ao tentar se aproximar do que seria a sua própria ocupação, expõe "Uma Aula como Ocupação". Ao desconstruir as fronteiras entre arte e educação, enxerga de uma nova maneira a arte e a infância que encontra diante de si. Vai da infância da arte à arte da infância e vice-versa. Passa a valorizar mais a arte que está entre as relações que se estabelecem entre os corpos que ocupam a escola pública em busca de uma atitude de respeito para e com a infância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-30T13:12:41Z 2020-11-30T13:12:41Z 2020-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/194437 41002016026P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/194437 |
identifier_str_mv |
41002016026P1 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129243414003712 |