Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139945 |
Resumo: | A perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva. |
id |
UNSP_d239b8b535a18c40fa17d9f9e3859566 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139945 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolarEducação inclusivaFormação continuadaCurrículoA perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências (FFC), BauruUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP]Corrêa, Bruna J. [UNESP]Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP]Leite, Lucia Pereira [UNESP]Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP]2016-06-28T17:32:18Z2016-06-28T17:32:18Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject4993-5000application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-50009708-2011http://hdl.handle.net/11449/139945ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf3855053449114282porCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-08T20:29:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139945Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-08T20:29:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
spellingShingle |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Educação inclusiva Formação continuada Currículo |
title_short |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_full |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_fullStr |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_full_unstemmed |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
title_sort |
Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar |
author |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] |
author_facet |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] Corrêa, Bruna J. [UNESP] Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] Leite, Lucia Pereira [UNESP] Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Formação continuada Currículo |
topic |
Educação inclusiva Formação continuada Currículo |
description |
A perspectiva de uma “escola para todos” remete à necessidade de reestruturar o sistema de ensino brasileiro na efetivação de um processo que responda a demandas educacionais específicas. Estudos teóricos apontam o currículo como instrumento capaz de discutir sobre os conhecimentos e procedimentos escolares, normatizados por aspectos político-administrativos, num dado cenário sociocultural. Nesse sentido, a fim de contribuir para a organização de práticas inclusivas nas escolas e formas diversificadas de acesso ao currículo comum, foi elaborado o livro “Fundamentos e Estratégias Inclusivas: o currículo Escolar”. Tal material aborda os fundamentos e estratégias pedagógicas direcionadas para atender às necessidades educacionais especiais, apresentadas particularmente por alunos com deficiência. O livro é composto por pressupostos teórico-operacionais, dispostos em sete itens, compreendendo: 1.Inclusão e inserção social: um olhar sobre a diferença; 2. A diversidade na escola (a escola para Todos e o conceito de necessidades educacionais especiais); 3. Fundamentos da Educação Inclusiva (princípios, desafios e normativas legais); 4. Prática pedagógica inclusiva (relação professor-aluno e processo de ensino e aprendizagem); 5. O currículo sob um novo paradigma (avanços e desafios do currículo no sistema educacional inclusivo e formas diversificadas de organização do currículo); 6. A formação continuada: caminhos percorridos na revisão de uma proposta curricular aberta às diferenças; 7.Referências Bibliográficas. O texto pretende ainda compartilhar com o leitor o percurso realizado por uma proposta de formação continuada ofertada aos professores e gestores de uma unidade escolar, na revisão de suas práticas para a organização do currículo para a educação inclusiva. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:32:18Z 2016-06-28T17:32:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139945 ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf 3855053449114282 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139945 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 4993-5000 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-4993-5000.pdf 3855053449114282 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
4993-5000 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128203747753984 |