Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141596 |
Resumo: | O presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor. |
id |
UNSP_d41d06db5a657d5cd233cf906defd9fd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/141596 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBIDO presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]Silva, Henrique Alexandre da [UNESP]Frazon, Tamires Fonseca [UNESP]Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP]Sartori, André [UNESP]Hohne, Danilo Leonan [UNESP]Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]2016-07-19T12:59:39Z2016-07-19T12:59:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1223-1235application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-12352357-7819http://hdl.handle.net/11449/141596ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf4977572416129527porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:18:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:52.850442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
title |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
spellingShingle |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP] |
title_short |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
title_full |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
title_fullStr |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
title_full_unstemmed |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
title_sort |
Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID |
author |
Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP] |
author_facet |
Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP] Silva, Henrique Alexandre da [UNESP] Frazon, Tamires Fonseca [UNESP] Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP] Sartori, André [UNESP] Hohne, Danilo Leonan [UNESP] Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Henrique Alexandre da [UNESP] Frazon, Tamires Fonseca [UNESP] Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP] Sartori, André [UNESP] Hohne, Danilo Leonan [UNESP] Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP] Silva, Henrique Alexandre da [UNESP] Frazon, Tamires Fonseca [UNESP] Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP] Sartori, André [UNESP] Hohne, Danilo Leonan [UNESP] Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP] |
description |
O presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2016-07-19T12:59:39Z 2016-07-19T12:59:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-1235 2357-7819 http://hdl.handle.net/11449/141596 ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf 4977572416129527 |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141596 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-1235 2357-7819 ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf 4977572416129527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Nacional de Formação de Professores Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1223-1235 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129357021970432 |