Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Henrique Alexandre da [UNESP], Frazon, Tamires Fonseca [UNESP], Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP], Sartori, André [UNESP], Hohne, Danilo Leonan [UNESP], Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141596
Resumo: O presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.
id UNSP_d41d06db5a657d5cd233cf906defd9fd
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/141596
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBIDO presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]Silva, Henrique Alexandre da [UNESP]Frazon, Tamires Fonseca [UNESP]Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP]Sartori, André [UNESP]Hohne, Danilo Leonan [UNESP]Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]2016-07-19T12:59:39Z2016-07-19T12:59:39Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject1223-1235application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-12352357-7819http://hdl.handle.net/11449/141596ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf4977572416129527porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-31T06:18:49Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141596Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:46:52.850442Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
title Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
spellingShingle Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]
title_short Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
title_full Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
title_fullStr Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
title_full_unstemmed Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
title_sort Saberes docentes e sua relação com a formação inicial dos alunos de biologia: relatos da vivência no cotidiano escolar através do PIBID
author Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]
author_facet Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]
Silva, Henrique Alexandre da [UNESP]
Frazon, Tamires Fonseca [UNESP]
Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Hohne, Danilo Leonan [UNESP]
Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]
author_role author
author2 Silva, Henrique Alexandre da [UNESP]
Frazon, Tamires Fonseca [UNESP]
Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Hohne, Danilo Leonan [UNESP]
Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão Junior, Valdir Gonzalez [UNESP]
Silva, Henrique Alexandre da [UNESP]
Frazon, Tamires Fonseca [UNESP]
Ferreira, Aline Veríssimo [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Hohne, Danilo Leonan [UNESP]
Ferrari, Nilza Bissacot de Mello [UNESP]
description O presente relato é fruto de um trabalho interativo desenvolvido durante o ano de 2013, com cinco alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biociências de Botucatu, câmpus da UNESP, através da participação dos mesmos no Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência (Pibid) na Escola Estadual Armando de Sales Oliveira, na cidade de Botucatu (SP). Nesta unidade escolar, os alunos bolsistas puderam, na vivência do cotidiano escolar entrar em contato, intra e extra sala de aula, com a complexa rede de interações dos professores e seus próprios saberes, dos saberes compartilhados entre os professores e dos saberes construídos e vivenciados pelos próprios bolsistas. Em reuniões semanais com estes alunos foi possível estabelecer um processo de reflexão sobre os saberes demonstrados pelos professores no cotidiano escolar. Nosso objetivo foi: 1) apresentar os saberes docentes e seu papel fundamental na estruturação da prática docente. 2) mostrar a importância do contato dos alunos com os saberes docentes no cotidiano escolar no decorrer de seu processo formativo inicial; 3) apresentar o relato dos alunos sobre a identificação, o conhecimento e o (re)conhecimento desses saberes no cotidiano escolar e como estes se identificam ou se distanciam dos saberes necessários ao exercício profissional do magistério na Educação Básica discutidos e refletidos por eles em seu processo formativo inicial, no curso de Licenciatura em Biologia, na Universidade. Para o processo formativo destes licenciandos o contato o mais cedo possível com estes saberes docentes, numa interação indissociável entre a Universidade e a escola de Educação Básica, mediante programas semelhantes ao Pibid, é de fundamental importância na busca da formação do professor.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-07-19T12:59:39Z
2016-07-19T12:59:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-1235
2357-7819
http://hdl.handle.net/11449/141596
ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf
4977572416129527
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/141596
identifier_str_mv CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1223-1235
2357-7819
ISSN2357-7819-2014-1223-1235.pdf
4977572416129527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Nacional de Formação de Professores
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1223-1235
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129357021970432