De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/121330 |
Resumo: | Considerando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula. |
id |
UNSP_d7de35a66b4642c2e8f8d507ad25dcd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/121330 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionadosProfessores - FormaçãoErudiçãoIniciação docenteSaberes docentesConsiderando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]2015-03-23T15:29:05Z2015-03-23T15:29:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfSÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/121330000634615sipoli_em_tcc_rcla.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:01:00.044476Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
title |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
spellingShingle |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP] Professores - Formação Erudição Iniciação docente Saberes docentes |
title_short |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
title_full |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
title_fullStr |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
title_full_unstemmed |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
title_sort |
De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados |
author |
Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP] |
author_facet |
Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sarti, Flávia Medeiros [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores - Formação Erudição Iniciação docente Saberes docentes |
topic |
Professores - Formação Erudição Iniciação docente Saberes docentes |
description |
Considerando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2015-03-23T15:29:05Z 2015-03-23T15:29:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. http://hdl.handle.net/11449/121330 000634615 sipoli_em_tcc_rcla.pdf 7561935549573966 |
identifier_str_mv |
SÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010. 000634615 sipoli_em_tcc_rcla.pdf 7561935549573966 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/121330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
71 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129011866402816 |