De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/121330
Resumo: Considerando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.
id UNSP_d7de35a66b4642c2e8f8d507ad25dcd9
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/121330
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionadosProfessores - FormaçãoErudiçãoIniciação docenteSaberes docentesConsiderando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]2015-03-23T15:29:05Z2015-03-23T15:29:05Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis71 f.application/pdfSÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.http://hdl.handle.net/11449/121330000634615sipoli_em_tcc_rcla.pdf7561935549573966Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-29T06:12:58Zoai:repositorio.unesp.br:11449/121330Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:01:00.044476Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
title De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
spellingShingle De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
Professores - Formação
Erudição
Iniciação docente
Saberes docentes
title_short De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
title_full De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
title_fullStr De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
title_full_unstemmed De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
title_sort De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados
author Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
author_facet Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sarti, Flávia Medeiros [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sípoli, Emilyn Mayara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Professores - Formação
Erudição
Iniciação docente
Saberes docentes
topic Professores - Formação
Erudição
Iniciação docente
Saberes docentes
description Considerando a crescente preocupação, bem como a necessidade dos cursos de formação de professores se voltarem para a importante etapa inicial do processo de aprender a ensinar, esta pesquisa focaliza o período de ingresso dos professores na carreira docente e o modo como os mesmos percebem a importância que tiveram os estágios supervisionados em sua formação. O pressuposto aqui estabelecido é de que os professores que ingressam na carreira docente mobilizam uma série de saberes elaborados no decorrer de sua formação, e que grande parte deles são construídos ao longo das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados. Os sujeitos participantes da pesquisa são licenciados em Pedagogia pelo Instituto de Biociências da UNESP Rio Claro, formados entre os anos de 2006 a 2008, atualmente docentes da rede pública ou particular de ensino, compreendendo, portanto, a fase inicial de entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995), que corresponde aos três primeiros anos de docência. Foram realizados levantamentos bibliográficos e discussões teóricas sobre os principais eixos da pesquisa, que focam os estágios supervisionados (PIMENTA; LIMA, 2004), os saberes docentes (TARDIF; RAYMOND, 2000) e a entrada na carreira docente (HUBERMAN, 1995; MARCELO GARCÍA, 1998, 1999a, 1999b). A partir de entrevistas com os sujeitos, fora analisada a relação entre a importância dos estágios supervisionados e a entrada na carreira, como meio de responder à hipótese de que os saberes elaborados nos estágios supervisionados são uma base para a entrada na carreira, embora possam não ser suficientes para suprirem as necessidades vivenciadas no trabalho cotidiano em sala de aula.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2015-03-23T15:29:05Z
2015-03-23T15:29:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
http://hdl.handle.net/11449/121330
000634615
sipoli_em_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
identifier_str_mv SÍPOLI, Emilyn Mayara. De estagiário a professor: a entrada na carreira docente e os saberes elaborados durante os estágios supervisionados. 2010. 71 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2010.
000634615
sipoli_em_tcc_rcla.pdf
7561935549573966
url http://hdl.handle.net/11449/121330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 71 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129011866402816