Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90856
Resumo: A pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes
id UNSP_eb673e6f91dec928698253d5b5bec3d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90856
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamentalCiencia - Estudo e ensinoAstronomiaAnálise do discursoTeachers' formationTeaching of astronomyConceptual mistakes in text booksAlternative conceptionsAnalysis of the discourseA pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentesThe research identifies some relative patterns to the teachers' perspectives of the initial years of the fundamental teaching in relation to the teaching of the astronomy and it analyzes their reflections about a possible insert of this theme in the initial and continuous formation of professors. The concern with the theme is justified in function of the character interdisciplinary of the astronomy, once this interacts easily with practically all the disciplines, possessing great educational potential, besides verifying a great diffusion of conceptions of common sense referring empirically to the astronomical phenomena. The study, of qualitative nature, it is orientated by a critical revision of the literature in the area and the analysis of the discourses of a teacher' sample of the initial years of the fundamental teaching. Those teachers' enunciations about astronomical themes and your inquietudes in relation to the teaching of astronomy are interpreted according to the beginnings and procedures of the discourse's analysis in your french line, as published in Brazil by Orlandi (1999). The results appear for the existence of flaws in the teachers' formation in contents of astronomy and, on the other hand, they indicate some methodological suggestins for the teaching practice on the theme. Assuming the position that the contents are preponderant in the development of competences in the students and based in results of researches in science education and in the current methodoological suggestins of the subjects interviewees' discourses, the conclusions of that study supply subsidies for the elaboration of a program of education continued and/or initial, seeking a posture change in pedagogic practice of the teachersCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Nardi, Roberto [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, Rodolfo [UNESP]2014-06-11T19:24:48Z2014-06-11T19:24:48Z2004-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis240 f. : il. + apêndicesapplication/pdfLANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.http://hdl.handle.net/11449/90856000291731langhi_r_me_bauru.pdf33004056079P0444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:11:56Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90856Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:24:01.518211Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
Langhi, Rodolfo [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Astronomia
Análise do discurso
Teachers' formation
Teaching of astronomy
Conceptual mistakes in text books
Alternative conceptions
Analysis of the discourse
title_short Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental
author Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_facet Langhi, Rodolfo [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nardi, Roberto [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Astronomia
Análise do discurso
Teachers' formation
Teaching of astronomy
Conceptual mistakes in text books
Alternative conceptions
Analysis of the discourse
topic Ciencia - Estudo e ensino
Astronomia
Análise do discurso
Teachers' formation
Teaching of astronomy
Conceptual mistakes in text books
Alternative conceptions
Analysis of the discourse
description A pesquisa identifica alguns padrões relativos às perspectivas dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental em relação ao ensino da astronomia e analisa suas reflexões sobre uma possível inserção deste tema na formação inicial e continuada de docentes. A preocupação com o tema é justificada em função do caráter interdisciplinar da astronomia, uma vez que esta interage facilmente com praticamente todas as disciplinas, possuindo grande potencial educativo, além de se constatar empiricamente uma grande difusão de concepções de senso comum referentes aos fenômenos astronômicos. O estudo, de natureza qualitativa, é norteado por uma revisão crítica da literatura na área e a análise dos discursos de uma amostra de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental. As enunciações desses docentes sobre temas astronômicos e suas inquietações em relação ao ensino da astronomia são interpretadas segundo os princípios e procedimentos da análise do discurso em sua linha francesa, conforme divulgado no Brasil por Orlandi (1999). Os resultados apontam para a existência de falhas na formação dos docentes em conteúdos de astronomia e, por outro lado, indicam algumas sugestões metodológicas para a prática de ensino sobre o tema. Assumindo a posição de que os conteúdos são preponderantes no desenvolvimento de competências nos estudantes e embasadas em resultados de pesquisas em educação em ciências e nas sugestões metodológicas decorrentes dos discursos dos sujeitos entrevistados, as conclusões desse estudo fornecem subísios para a elaboração de um programa de educação continuada e/ou inicial, visando uma mudança de postura na prática pedagógica dos docentes
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-06-25
2014-06-11T19:24:48Z
2014-06-11T19:24:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
http://hdl.handle.net/11449/90856
000291731
langhi_r_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
identifier_str_mv LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2004. 240 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências de Bauru, 2004.
000291731
langhi_r_me_bauru.pdf
33004056079P0
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://hdl.handle.net/11449/90856
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 240 f. : il. + apêndices
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128643998679040